Banner genérico recadastramento

Recadastramento Biométrico

O recadastramento eleitoral biométrico será realizado para dar mais segurança ainda à identificação do eleitor no momento da votação. O nome 'biometria' ocorre do fato de coletarmos e armazenarmos dados físicos do eleitor.

Serão coletadas do Eleitor:

  • Assinatura
  • Foto
  • As impressões digitais dos dez dedos.

 

Em 2017-2018, participarão desse processo os eleitores dos municípios de Belém, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia e Santa Maria das Barreiras seguindo um cronograma definido pelo TRE-PA.

O atendimento para o recadastramento biométrico em Belém poderá ser agendado através do sistema (Agendamento Biometria) disponibilizado pelo TRE-PA. Nos demais municípios, o atendimento será por ordem de chegada.

Quem não comparecer dentro do período estipulado pelo cronograma para cada município/ zona eleitoral, terá o título cancelado. E atenção: o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.

No Estado do Pará, a identificação biométrica já abrange 23 municípios com um eleitorado total de mais de 1.400.000 eleitores.Neste biênio, buscará se fazer o recadastramento de mais 1.100.000 eleitores, um número que corresponde a 25% do eleitorado do Pará. Para maiores informações pode-se acessar as Estatísticas do recadastramento.

Na votação com procedimento de identificação biométrico, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica; não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

O recadastramento está sendo feito nestes municípios através de uma "revisão de eleitorado", instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município em que ocorrerá a revisão à sua respectiva Zona/Posto de Atendimento, tanto para a coleta dos novos dados quanto para a confirmação do endereço.

Adicionalmente, a Biometria será instalada no 1º semestre de 2017 em mais 22 zonas eleitorais do estado na Modalidade ordinária, onde o comparecimento do eleitor não é obrigatório e não há cancelamento de título eleitoral.

Consulte as zonas que passarão pelo cadastramento Ordinário e cadastramento Obrigatório

Gestor Responsável: Tribunal Regional Eleitoral - PA +