ir
Bandeira de identificação do portal
6 de fevereiro de 2014 - 15h53
Mais informações sobre o conteúdo Impressão
Imagem destaque biometria

Recadastramento Biométrico

** ATUALIZAÇÃO  em 06/02/2014**

Já foram finalizados os recadastramentos de ANANINDEUA, PARAGOMINAS, CURUÇÁ E TERRA ALTA, restando apenas os de BARCARENA, CASTANHAL e CAPITÃO POÇO para o encerramento do projeto no biênio 2013/2014, conforme o calendário logo acima nas dúvidas frequentes.

____________________________________________________________________________________________________________________

O recadastramento eleitoral biométrico será realizado para dar mais segurança ainda à identificação do eleitor no momento da votação. O nome 'biometria' ocorre do fato de coletarmos e armazenarmos dados físicos do eleitor.

Serão coletadas do Eleitor:

  • Assinatura
  • Foto
  • Impressões digitais

 

Em 2013-2014, participarão desse processo os eleitores dos municípios de Ananindeua, Curuçá, Terra Alta, Paragominas, Barcarena, Castanhal e Capitão Poço, seguindo um cronograma definido pelo TRE-PA. O atendimento pode ser agendado (somente para Ananindeua e Castanhal) pelo link: Agendamento de Atendimento.

Importante: é obrigatório levar ao Posto de Atendimento um documento oficial de identificação e seu comprovante de residência atualizado, pois todos os eleitores sairão do atendimento com um título novo e terão os seus dados cadastrais atualizados (nome, endereço, filiação, etc).

Quem não comparecer, terá o título cancelado. E atenção: o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.

No Estado do Pará, a identificação biométrica iniciou-se em 2009, com os eleitores da 25ª Zona Eleitoral - Capanema -  e continuou em 2012,  na 66ª Zona Eleitoral - Peixe-Boi - totalizando atualmente pouco mais de 51.000 eleitores identificados com foto e digital no Estado. Neste biênio, buscará se fazer o recadastramento de mais 600.000 eleitores, um número que corresponde a 10% do eleitorado do Pará. Para maiores informações pode-se acessar as Estatísticas do recadastramento.

Na votação com procedimento de identificação biométrico, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica; não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

O recadastramento está sendo feito através de uma "revisão de eleitorado", instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município em que ocorrerá a revisão à sua respectiva Zona/Posto de Atendimento, tanto para a coleta dos novos dados quanto para a confirmação do endereço.

    Assuntos relacionados

    Mapa do site
    Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902- Brasil - Tel: (+55-91) 3213-4500
    Fax Protocolo: (+55-91) 3241-3454/3213-4563/32120342