TRE-PA implantará o Sistema Eletrônico de Informações

Em novembro o TRE-PA implantará, em novembro, o Sistema Eletrônico de Informações - SEI que permitirá a execução de processos administrativos.

Encontro de ambientação do Sistema Eletrônico de Informações - SEI

Nos dias 1º e 2 de outubro, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), promoveu o I Encontro de Intercâmbio de Experiências do SEI. O objetivo do evento foi debater sobre o uso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, ferramenta que possibilita a execução de processos administrativos de forma, totalmente, eletrônica e que será implantada na Justiça Eleitoral do Pará até o próximo dia 09/11.

 O SEI, criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, permite, dentro do próprio sistema, produzir, editar e até assinar os documentos, sem que haja qualquer impressão dos mesmos. Além de garantir maior transparência e eficiência na tramitação dos processos de cunho administrativo.

“É um sistema que dá muita transparência, segurança e agilidade nos processos administrativos. É possível que dois servidores possam trabalhar ao mesmo tempo em um mesmo processo”, comenta Valdenir Junior, coordenador de suporte e infraestrutura do TRE-TO que foi convidado a falar da experiência com o SEI na Justiça Eleitoral do Tocantins, onde foi implantado há um ano e dois meses.

Implantado também, há seis meses no TRE-RO, o sistema já trouxe significativas mudanças. Além da transparência e agilidade, Alex Correa de Leles, secretário de administração, orçamento, finanças e contabilidade da Justiça Eleitoral de Rondônia, que também foi convidado para o evento, aponta o impacto econômico no órgão, com o uso SEI. “Nós tivemos uma mudança no aspecto econômico. Para se ter uma ideia, nesse período de seis meses, já tivemos uma redução de gastos 40% com toners de tinta para impressão e 60% de economia no uso de papel”

No Encontro, Valdenir e Alex, além de exporem sobre o Sistema, ministraram oficinas aos servidores do TRE-PA que puderam conhecer um pouco sobre a operacionalidade do Sistema e, principalmente, como será utilizado em cada setor da Justiça Eleitoral do Pará.

O sistema também permite acesso remoto aos processos, compartilhamento ampliado de informações, além de representar um impacto ambiental positivo, já que há a diminuição no consumo de papel. Para o secretário de tecnologia da Informação, Felipe Brito, a adoção do sistema representará uma evolução no tramite dos processos administrativos. “Uma das suas principais características é alibertação’ do papelcomo suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. Existem fatos como a tramitação múltipla e a assinatura de contratos de forma totalmente eletrônica que devem acelerar em até 60% as contratações do Tribunal”.

O TRE-PA será o quinto Tribunal Regional a implantar o Sistema. A previsão é que em novembro, o SEI já esteja sendo utilizado pela Justiça Eleitoral do Pará. Antes da implantação, todos servidores devem participar de capacitações para a utilização da solução.

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido