Sistema Candex é apresentado a partidos em Belém

TRE-Pa apresentação candex

Na manhã desta segunda-feira(18), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa) recebeu  os partidos políticos do estado para conversar sobre legislação e apresentar um passo a passo do Sistema de Registro de Candidatura (Candex).

O encontro foi dividido em duas partes, primeiro, o Promotor de Justiça, Edvaldo Sales, falou sobre as principais mudanças instituídas na legislação pela mini reforma eleitoral (Resolução Nº 13.165) no que se refere ao processo de registro de candidatura. "Este ano teremos prazos reduzidos e é de extrema importância que todos os partidos se adiante nesse para que não hajam problemas nos deferimentos dos pedidos" alertou o Promotor.

Além disso, assuntos como datas limites de convenções partidárias e entregas de registros foram reforçados. A regra para idade mínima dos candidatos a vereador que também mudou, foi lembrada pelo promotor. "agora precisarão ter 18 anos completos até o último dia de registro da candidatura e não mais na data da posse do cargo, o que veio para impedir que menores de idade concorram ao pleito" falou ele.

"Foi essencial abrir esse diálogo conosco, principalmente para sabermos quais as prioridades e atenções que temos que ter, isso nos foi apresentado de forma didática e fácil para entendermos a nova legislação" disse Inezalmira Teixeira, tesoureira do PR.

Na segunda parte do evento o Chefe da Sessão de Voto Informatizado(SVI), Davi Pinheiro, mostrou um passo a passo ilustrado de como utilizar o Candex e todas as suas funcionalidades. "O sistema é de uso obrigatório e veio para facilitar o processo de registro, vocês podem inclusive utilizá-lo em mais de uma máquina e depois fazer somente a importação dos documentos para envio ao TRE" explicou Davi.

Para a representante do PSDB de Capanema o encontro foi essencial para sanar dúvidas sobre o uso do sistema "com o passo a passo apresentado aqui vamos poder usar o sistema com mais segurança ", finalizou Maria Aguiar.

Lembrando que os partidos podem realizar as convenções partidárias para escolhas dos seus representantes no pleito deste ano até o dia 5 de agosto e devem entregar todos os documentos para o processo de registro de candidatura até dia 15 de agosto.

 

 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido