Justiça Eleitoral disponibilizará aplicativos para dispositivos móveis

Justiça Eleitoral disponibilizará Apps para eleitores ficarem atualizados sobre as Eleições.

Há 20 anos, as urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas nos processos eleitorais, que foram marcados como os que mais empregam alta tecnologia. Acompanhando essa evolução tecnológica, serão disponibilizados aplicativos para dispositivos móveis que auxiliarão eleitores e servidores da Justiça Eleitoral nas Eleições de 2016.

Seja por smartphones ou tablets os usuários poderão ter acesso aos principais conteúdos da Justiça Eleitoral referentes aos pleitos.As ferramentas possibilitarão: acesso a datas do processo eleitoral; consulta a processos; busca de informações sobre candidatos; consulta aos locais de votação; denúncias de irregularidade eleitoral; acompanhamento da apuração, além de ajudar os servidores a identificar eventuais problemas durante a preparação das urnas eletrônicas e reportá-los ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

“O volume de aplicações cresceu bastante, tratando de diversos assuntos. Por exemplo, o eleitor quiser saber sobre o local de votação tem um aplicativo específico, inclusive, com mapa para localização.São aplicativos novos que visão orientar diversos setores da Justiça Eleitoral”, comenta o Secretário de Tecnologia da Informação (STI), do TRE-PA, Felipe Houat Brito.

Dos aplicativos da Justiça Eleitoral, o Secretário destaca o “Divulga”, que informar os resultados de apurações das Eleições. Durante o último pleito, foi um dos mais baixados Apple Store e Google Play e ampliou a visão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre inovações tecnológicas. “Foi o aplicativo que levou a Justiça Eleitoral ao patamar diferenciado das aplicações mobile e por isso, o TSE entendeu que era importante atacar outros segmentos que também são destaques nas Eleições”, ressalta Brito.

Outro aplicativo que será destaque nessas Eleições é o “DivulgaCandi”, que trará todas informações sobre os candidatos, tais como, os dados de prestação de contas, nome de urna, entre outras informações. “Com as alterações na legislação o tempo de prestação de contas de campanha ficou menor, o aplicativo já vai trazer essa prestação de contas parcial. Então, o eleitor vai poder acompanhar toda a campanha daquele candidato”, explica o Secretário de TI.

Os aplicativos não terão somente a função de informar, mas, serão uma ferramenta para denunciar irregularidades nas Eleições. O “Pardal” começou a ser utilizado em 2012, exclusivamente, no estado do Espirito Santo onde foi criado e neste ano será disponibilizado para todo o Brasil. Por meio do aplicativo, o eleitor poderá encaminhar notificações de irregularidades e não conformidades nas campanhas.

Confira outros aplicativos que estarão disponíveis aos eleitores:

Agenda JE
O aplicativo “Agenda JE”, mostrar todos os eventos e prazos contidos no Calendário Eleitoral.O dispositivo fará notificação automática com 20, 10 e até dois dias de antecedência para o encerramento de todos os prazos constantes nos calendários. O recebimento de notificações pode ser desabilitado pelo usuário.

JE Processos
Permite o acompanhamento do trâmite dos processos do Sistema de Acompanhamento Processual e do Processo Judicial Eletrônico. O usuário pode consultar por nome da parte, nome do advogado ou número do processo. A ferramenta exibe os andamentos, relator do caso, origem, ementa, partes e advogados, decisões e publicações do processo.

QR Code
O resultado das Eleições de 2016 poderá ser conferido por meio do código QR – um código de barras em 2D que pode ser scaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. A ferramenta permitirá que qualquer cidadão acesse de forma rápida e segura as informações contidas nos Boletins de Urna (BU), que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.

Eleições 2016
O App reúne informações para o eleitor em uma única tela, tais como: situação do título; certidões eleitorais; local de votação; e informações sobre o Disque-Eleitor.

Onde votar ou justificar
O aplicativo “Onde votar ou justificar” foi criado pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso do eleitor ao local de votação e aos postos de justificativa, caso esteja fora do seu domicílio eleitoral. O aplicativo funciona como um guia que auxilia os eleitores que estão em dúvida sobre a zona ou seção em que votam.

Mesários
Já o aplicativo “Mesários” vai levar informações para cerca de dois milhões de voluntários que participam do processo eleitoral, com a opção de fazer alertas de determinados procedimentos.

Apps internos
Para as eleições de 2016 também foram desenvolvidos aplicativos específicos para auxiliar os servidores da Justiça Eleitoral. São dois: “QRUEL”, utilizado para a preparação das urnas, “QRCode do RUNIN” para verificar o seu funcionamento dos aparelhos.

Com o “QRUEL”, o servidor poderá ligar a urna e fotografar o QR Code que aprece na tela. Esse código vai dar a informação da situação da urna, se está com a data certa e funcionando corretamente. Se houver alguma inconformidade, aJustiça Eleitoral terá a possibilidade de substituir essa urna antes da eleição. Já o“QRCode do RUNIN” faz uma checagem das funcionalidades gerais das urnas, o que permite atuar preventivamente na sua manutenção. Só é possível utilizar a ferramenta antes de carregá-las.

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido