Carta de Belém-PA marca o encerramento do 38º Encontro de Corregedores da Justiça Eleitoral

Evento da Corregedoria Regional Eleitoral foi encerrado com a elaboração da Carta de Belém-PA

Nesta sexta-feira (20), foi encerrado o 38º Encontro de Corregedores da Justiça Eleitoral, organizado no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia pela Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA). O evento foi finalizado com a aprovação da Carta de Belém-PA, que contêm uma série de ações que visam dinamizar a atuação das Corregedorias Regionais Eleitorais do país.

A Carta é composta por 7 itens e será encaminhada à apreciação da Corregedoria Geral Eleitoral (CGE), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As propostas contidas no documento visam melhorar as ferramentas que já são utilizadas por alguns Tribunais, bem como, “visa a uniformização de todos os procedimentos das Corregedorias Regionais Eleitorais de todos os Tribunais”, explica a Corregedora Regional Eleitoral do Pará, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, também Presidente do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral.

Além do debate, foram apresentados sistemas que têm dado eficiência aos trabalhos desenvolvidos pelas corregedorias, e que o uso e aprimoramento dessas ferramentas foram inseridos na Carta de Belém tais como: Sistema Justifica; o Infodip, que permite a tramitação eletrônica das comunicações de óbitos e direitos políticos; Portal da Transparência que permite aos TREs a gestão e acompanhamento de processos nas Zonas Eleitorais. Também foi apresentado nesta manhã, a página eletrônica do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral, que abriga atas e cartas elaboradas em encontros anteriores, além de informações sobre as Corregedorias Eleitorais.

Para a Desembargadora Célia Regina, as propostas contidas na Carta interferem diretamente no eleitorado. “Viabiliza o atendimento mais célere, uma visibilidade maior e uma segurança ao eleitor. Encaminharemos a CGE para que algumas medidas sejam adotadas nas Eleições desse ano”, ressaltou a Presidente do Colégio de Corregedores.

O Estado do Piauí sediará o próximo Encontro de Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral. 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido