CCJE-PA promove a Exposição “Ribeirinho 360º”

Coquetel de lançamento da Exposição "Ribeirinho 360°", no Centro Cultural da Justiça Eleitoral d...

A manhã desta quinta-feira (06) trouxe uma rotina diferente para quem trabalha no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Os servidores foram até o Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE-PA) para prestigiar o evento de lançamento da exposição do colega e artista visual, Arnaldo Duarte, que há 21 anos trabalha na Justiça Eleitoral, na Secretaria de Tecnologia da Informação.

A Presidente do TRE do Pará, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro conduziu a abertura oficial da exposição "Ribeirinho 360º" e destacou a importância de valorizar a arte. "Gostaria de ressaltar que queremos que mais servidores estejam a vontade para expor seus trabalhos. Porque tudo aquilo que é feito com amor tem um bom resultado", ressaltou a Desembargadora.

Esta é a primeira vez que o Centro Cultural do TRE expõe uma obra de um artista que é servidor. Rosália Cantão, analista judiciária, ficou encantada com as fotografias. "A minha mãe mora em uma região ribeirinha, na ilha de São Mateus, em Cametá. E quando eu viajo de barco para lá, vejo essas paisagens pelo caminho. Está tudo lindo", destacou a servidora.

No total, são 57 fotografias que mostram o colorido das populações tradicionais da Amazônia. Adam Costa, curador da exposição, disse que a ideia é construir uma narrativa que conte um pouco sobre o cotidiano de quem vive na beira do rio. "O Arnaldo já tinha um bom material, da série Amazon boats. Eu pensei em trabalhar os detalhes da vida de um homem ribeirinho, explorar as cores, sem ter que revelar o óbvio. Sem estereótipos".

Outro diferencial da exposição foi a presença da tecnologia. Dois óculos de realidade virtual projetam o expectador ao universo de quem mora na região das Ilhas de Belém. Os vídeos foram gravados com o material de alta resolução tecnológica e em 360 graus. Assim, quem colocou os óculos, teve a sensação de estar dentro da narrativa. "Eu vi muitas árvores, açaí, cacau, samaúma. E uma maneira de conhecer um lugar sem que a gente esteja de fato lá. Achei muito legal", destacou Gilciane Santos dos Santos, estagiária na Sessão de Gestão de Pessoas, do Tribunal.


PARCERIA

Como parte da programação do lançamento da Exposição "Ribeirinho 360º", o TRE também abraçou a campanha de arrecadação de potes de vidro que serão doados ao Banco de Leite da Rede Cegonha, da Maternidade Santa Casa de Misericórdia do Pará. Os potes são essenciais para o armazenamento do leite materno.

A enfermeira Ana Carla Figueiredo, que trabalha na UTI da Santa Casa, ressaltou a importância dessa parceria: "O leite materno é o que tem de mais valioso para nossos bebês. Atualmente temos cerca de 160 crianças internadas - o leite é fundamental para a recuperação de cada uma. E precisamos de muitos frascos com tampa de plástico para guardar o leite materno”.armazenamento do leite materno.

Confira as imagens da abertura da exposição "Ribeirinho 360°"

Serviço:

Local: Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará – CCJE-PA

Hora: 8h às 15h

Data: 6 de abril a 5 de maio

Endereço: Rua João Diogo, nº 254, bairro Campina

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido