Eleitor do Futuro recebe adolescentes que cumprem medida socioeducativa

Visita foi feita no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE)

Visita foi feita no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE)

Cerca de dez adolescentes com idade entre 12 e 15 anos, que cumprem medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), visitaram na manhã de ontem (9), o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCEJE). O encontro teve como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância de exercer a cidadania através do voto e conhecer o processo eleitoral brasileiro.

“Eu gostei muito de está aqui e acho importante aprender isso porque a gente pode cobrar dos políticos para que eles façam o bem para a comunidade”, declarou um adolescente de 13 anos, que é do município de Marabá. Ao ser questionado o que ele gostaria que houvesse na sua comunidade, o rapaz disse que “queria que a minha rua fosse asfaltada, houvesse projetos sociais, quadras de esporte para os adolescentes brincarem”, observou reflexivo o jovem.

Apesar de ainda não terem idade para tirarem o título de eleitor, os adolescentes receberam informações valiosas que os auxiliarão na participação social das políticas públicas junto aos governantes, direitos e deveres, atuação política e a formação cidadã dos jovens como sujeito de direitos.

O responsável pela Seção de Planejamento de Estudos Eleitoras do TRE, José Ribamar, revela “fico muito feliz em ter a presença desses jovens aqui, já que este espaço possibilita um momento de convivência. Mostrando que há pessoas dentro do poder público que se importam realmente com a formação deles e, para mim, é primordial esse momento porque dessa forma eles não só aprendem como poderão exercer a sua cidadania para que se tornem adultos responsáveis”, ressaltou Ribamar.

A atividade com os jovens da Fasepa fez parte do Programa Eleitor do Futuro, uma iniciativa nacional realizada pela Justiça Eleitoral que recebe crianças e jovens através de ações educativas voltadas à cidadania, ajudando a desenvolver desde cedo uma consciência política independente, ética e crítica. Existem dois modos de participar do Programa, agendando uma visita guiada ao Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) ou solicitando a presença do TRE do Pará nas escolas e centros comunitários através do formulário online disponível no site da Justiça Eleitoral (www.tre-pa.jus.br), na aba Institucional > Escola Judiciária Eleitoral.

Além dessa ação realizada ontem estão previstas mais uma visita no dia (17) deste mês com as meninas do Centro Socioeducativo Feminino (Cesef) e o Centro de Atendimento de Semiliberdade Feminino (CASF). 

Com informações Ascom Fasepa

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido