Sistema Biométrico Ordinário chega a mais 25 zonas eleitorais no Pará

TRE conclui a primeira fase de implementação do Sistema Biométrico Ordinário. Mais de 1 milhão de eleitores, de 35 municípios, devem ser atendidos.

TRE-PA Biometria ordinária

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa) finalizou a primeira etapa de instalação dos kits de biometria ordinária em várias regiões do Estado. Isso quer dizer que mesmo não sendo obrigatório o voto por meio da impressão digital, muitos eleitores já vão poder atualizar os dados e fazer o cadastramento biométrico.

Foram instalados cerca de 80 kits biométricos em 25 zonas eleitorais do Pará. Estas zonas vão atender mais de 1 milhão de eleitores de 35 municípios. De acordo com o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE - Pa, Felipe Brito, “a expectativa é que até o final do ano, todo o estado esteja passando pelo processo de recadastramento biométrico. Vamos começar a segunda etapa de instalação dos kits da biometria em agosto e setembro para alcançar todos os eleitores paraenses.”, destacou.

Sistema Biométrico

Cada indivíduo carrega uma identificação única na ponta dos dedos: as impressões digitais. A utilização de sistemas biométricos no processo de votação é considerado um dos métodos mais seguros quanto a fraudes.

No Brasil, o procedimento inovador foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e inicialmente regulamentado pela Resolução TSE n. 22.688/2008. E no estado do Pará, o primeiro município a participar do processo de votação por meio da impressão digital foi Capanema, no pleito de 2010. Para as eleições do ano que vem, 32 municípios do Pará estarão aptos a votar pelo Sistema Biométrico.

Agendamento para fazer o recadastramento biométrico

Só na capital, existem 9 postos de atendimento para fazer o recadastramento biométrico. Em 8 deles, é necessário fazer o agendamento no site do TRE-Pa (www.tre-pa.jus.br). Já no Posto da Companhia Docas do Pará (CDP), a demanda é espontânea. O atendimento é feito por ordem de chagada. A capacidade de atendimento é de cerca de 1600 pessoas por dia.

Este ano, o recadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de Belém e mais três municípios: Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Floresta do Araguaia.

 

Últimas notícias postadas

Recentes