Cotidiano da área comercial de Belém vira arte no Centro Cultural da Justiça Eleitoral

Exposição explora cores, sons e objetos típicos deste importante espaço da capital

TRE-PA exposição 2 mercadores

O bairro da Cidade Velha, em Belém, é sem dúvida o local onde pode-se vivenciar a mais pura experiência de ser um belenense. Foi não só o local onde a cidade nasceu em 1616, como é até hoje o complexo turístico mais importante da cidade, com igrejas, museus e a mundialmente conhecida feira do Ver- O -Peso.

Foi neste pedaço tão cheio de nuances que os artistas paraenses Elson Azevedo e Samir Dams, buscaram inspiração para compor a mostra "Dois Mercadores", que entra em exibição nesta sexta-feira(10), no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE), com abertura às 19h.

A exposição, que foi uma das três premiadas no 1º Edital de Pautas realizado pelo CCJE em 2017 , promete ser uma imersão completa no universo dos trabalhadores, frequentadores e moradores da área. Serão fotografias, cartazes e objetos, utilizados e de fácil identificação no cotidiano colorido, barulhento e intenso das ruas do comércio de Belém.

Os artistas são dois mercadores de artes visuais que recriam o caos das ruelas, o burburinho das feiras e o fervilhar de vendedores tentando encantar seus clientes, e nos convidam a apurar o nosso olhar e embarcar neste passeio.

"Desde criança eu tenho uma relação muito próxima com o comércio, minha mãe fornecia comida para os lojistas, hoje eu faço doces e vendo na região, então, nada melhor do que utilizar essa vivencia dentro da minha produção artística e fotográfica" explicou Samir."Acredito que o nosso centro comercial é um museu a céu aberto pelo fato de trazer um conjunto arquitetônico dos casarões antigos que contam a história da cidade, carregando também essa cultura não muito vista quando se pensa em um contexto de grande metrópole como é Belém",disse o artista.

"Essa será a última exposição contemplada pelo nosso edital 2017 e não poderia ser melhor, pois vem trazendo todo o colorido das feiras, uma característica muito nossa e é uma temática que dialoga diretamente com o CCJE, nosso espaço está inserido no bairro do comércio, convivemos todos os dias com esses personagens e imagens, por isso ficamos muito felizes de poder trazer para dentro do centro essa vivencia dos artistas", comentou Luciana Souza, uma das gestoras do Centro Cultural.

O público que vier ao CCJE conferir a exposição verá além das fotografias, desenhos em carvão, objetos, cartazes e desenhos que ajudam a compor esse cenário tão diverso e peculiar. A exposição “2 Mercadores” ficará aberta para visitação até o dia 08 de dezembro, no horário de 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, no CCJE.

Serviço:

Exposição "2 Mercadores"

Data: De 10/11 a 08/12.

Horário:Abertura no dia 10/11, às 19h.

Diariamente- 9h às 15h

Entrada Gratuita