Encontro de comunicação Satelital tem saldo positivo em seu encerramento

Evento reuniu TREs, fornecedores e órgãos parceiros para debate e palestras

TRE-PA encerramento encontro satelital

Foram dois dias de debates, conversas e troca de experiência entre os participantes do I Encontro de Comunicação Satelital da Justiça Eleitoral, evento que reuniu  TREs do Brasil, TSE, fornecedores e órgãos parceiros, como TJ, Ministério Público, Marinha e Exército.

O evento tinha como finalidade proporcionar um espaço onde demandas e soluções para a comunicação via satélite fossem apresentadas. O VSAT, como é conhecida, é uma tecnologia muito usada para atender locais de difícil acesso ou conexão com redes tradicionais de internet durante eleições.

Para Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, o evento foi um sucesso. "A avaliação do evento foi extremamente positiva. Foram 14 palestras tanto de cases regionais, quanto do próprio TSE que veio para se posicionar sobre as expectativas para as próximas eleições e dos fornecedores que trouxeram novas tecnologias para apresentar" contou o Secretário. "O resultado disso tudo foi uma melhor integração entre os regionais que pensaram juntos novas tecnologias para beneficiar principalmente nosso maior cliente que é o eleitor", concluiu.

Sandra Damiani, Assessora de Gestão Eleitoral do TSE, comentou também as vantagens de poder congregar em um único espaço todos esses agentes e conseguir um momento impar para ajustar as demandas para o ano que vem. "Esses encontros só acrescentam ao nosso trabalho, temos um país com grandes distâncias e realidades únicas, é bom poder sentar e conversar sobre as dificuldades de cada um, saber de cada limitação e conhecer as realidades, momentos como esse só acrescentam benefícios para o nosso trabalho enquanto instituição", afirmou Sandra.

Banda larga, logística para atendimento em áreas rurais, compartilhamento de novas tecnologias para antenas transportáveis entre outros assuntos foram abordados. Para Cláudia Leite, representante da empresa fornecedora HUGHES Telecomunicações do Brasil, foi um momento de captar demandas. "Esse encontro foi um momento fantástico, pois nos possibilitou como fornecedor ter acesso a demandas de vários outros estados, que devido a distância fica difícil fazermos visitas, é portanto, para o fornecedor uma oportunidade de network, de dividir com o cliente o que somos capazes de fornecer e disseminar em um único encontro todas as informações que preciso para os clientes", ressaltou.

"Esse é um evento que há muito precisávamos fazer, pois não é de hoje a nossa necessidade de alavancar esse processo de interiorização da Justiça Eleitoral com o uso da tecnologia por satélite, porque essa é a única forma de atendermos o eleitor com a eficiência que nos é cobrada, logo foi ótimo poder contar nossa experiência conversar com outros regionais e saber que não estamos sozinhos nos problemas e na busca por soluções", finalizou Rosana Magalhães, Secretária de TI do TRE Acre.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido