O Programa de Estudos Eleitorais do TRE-Pa terá como tema: “Nós, Mulheres: Representação e Participação Política”

Evento será nesta segunda-feira(13), no Plenário Antônio Cury.

TRE-Pa estudos eleitorais Novembro

Segundo dados compilados pela Inter-Parliamentary Union uma associação dos legislativos nacionais de todo o mundo, no Brasil, pouco mais de 10% dos deputados federais são mulheres. Ocupamos o 154º lugar entre 193 países do ranking elaborado pela associação.

Os estudo apontam ainda que o nível de participação de mulheres no Poder Legislativo é um indicador confiável do grau de amadurecimento das democracias: quanto mais postos o sexo feminino conquista na cúpula do governo, mais igualitário tende a ser aquele país ou, pelo menos, mais preocupados os governos estão em reduzir as diferenças entre homens e mulheres.

Pensando nisso, o TRE do Pará trouxe como tema para a edição de novembro do Programa de Estudos Eleitorais, “Nós, Mulheres: Representação e Participação Política” que terá como palestrante, a Dra.Eneida Desiree Salgado, Dra.Georgia Ferreira Martins Nunes, Dra.Juliana Rodrigues Freitas, Dra.Paula Bernardelli e Dr.Joelson Costa Dias.

O evento será, às 10h, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). E é voltado para estudantes, magistrados, advogados e público em geral, toda programação é gratuita e concede certificado com carga horária de 4 horas. 

Os participantes podem ainda acompanhar a programação na modalidade remota, que permite participação via internet pelo portal do TRE-PA. Nesse caso para receber seu certificado o participante precisará encaminhar uma resenha da palestra assistida para o e-mail: estudoseleitorais@tre-pa.gov.br.

O Programa tem como objetivo contribuir para promoção da democracia, por meio da socialização de informações e conhecimentos sobre as regras que norteiam o processo eleitoral e a participação política dos cidadãos. Ele é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará através da Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE).

Conheça um pouco sobre os palestrantes:

Dra. Eneida Desiree Salgado, Mestre e Doutora em Direito do Estado, com estágio de pós-doutoramento na Universidade Nacional Autónoma de México. Professora de Direito Constitucional e Eleitoral na Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora e vice-líder no Núcleo de Investigações Constitucionais. Consultora Eleitoral.

Dra. Georgia Ferreira Martins Nunes, Procuradora-Geral do Município de Teresina. Professora e palestrante. Mestre em Direito Público pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS. Especialista em Direito Público, em Direito Privado e em Direito Eleitoral pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Coordenadora-Geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP (2017/2018). Diretora Tesoureira da OAB/PI (2013/2015). Coordenadora e professora dos cursos de Pós-Graduação lato sensu em Direito Eleitoral da ESA/PI e da Escola Nacional da Advocacia, Conselho Federal da OAB / UNISC (Ensino a Distância). Professora-convidada da Escola Judiciaria Eleitoral do TRE/PE; da Escola Judiciaria Eleitoral do TRE/PR; da Universidade Positivo(PR); da Escola do Legislativo do Piauí (ALEPI) e da Escola de Contas do TCE/PI Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/PI (2013/2015). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Juridica – ABMCJ - Seção Piauí (2013/2014). Membro da Comissão Nacional de Legislação do Conselho Federal da OAB (2010/2012). Secretária-Executiva da Secretaria Municipal de Governo de Teresina (2009/2010). Co-autora dos livros: Justiça Eleitoral, Controle das Eleições e Soberania Popular. Curitiba: Ithala, 2016; e Estado Contemporâneo: Direitos Humanos, Democracia, Jurisdição e Decisão. Curitiba: Juruá, 2014.

Dra. Juliana Rodrigues Freitas, Doutora em Direito Público UFPa/ Universitá di Pisa. Mestre em Direitos Humanos UFPA. Especialista em Direito Municipal UFPA. Professora Universitária. Advogada e Consultora Eleitoral

Dra. Paula Bernardelli, Advogada eleitoralista. Pesquisadora do grupo Política por/de/para Mulheres (UFPR/UERJ). Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Membro da Comissão Permanente de Direito Político e Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Dr.Joelson Costa Dias, Advogado, sócio do escritório Barbosa e Dias Advogados Associados, Brasília-DF. Ex-Ministro Substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Vice-Presidente da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Foi Procurador da Fazenda Nacional e servidor concursado do Tribunal Superior Eleitoral e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. É membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).  

Serviço

Palestra Programa de Estudo Eleitorais

Data:Segunda-feira, 13 de novembro.

Horário: 10h

Local: Rua João Diogo,288, 3º andar.

Outras informações: estudoseleitorais@tre-pa.gov.br– 3213-4531/3213-4517

 

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido