Círio chega a galeria do Centro Cultural da Justiça Eleitoral

Centro Cultural lança exposição sobre o Círio de Nazaré

TRE-PA Exposição Círio

Nesta quinta-feira(5), às 10h, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) abre sua já tradicional exposição sobre o Círio. Este é o terceiro ano da mostra, que agora se reinventa e vai além, abordando todos os aspectos culturais da festa, fazendo um passeio tanto pelo lado religioso quanto profano da festividade.

Com a colaboração do servidores da Justiça Eleitoral, objetos, fotos e instalações foram estruturados para trazer à galeria um sentimento verdadeiro de comunhão, devoção e uma visão sempre familiar e pessoal do que representa o Círio de Nossa Senhora de Nazaré para cada um dos paraense.

Intitulada "Caminhos do Círio" a instalação busca fazer e refazer essa procissão imaginária e real que é o Círio, todos os seus símbolos e tradições. Remonta, por exemplo, a procissão fluvial, através de barcos de miriti, que este ano foramdecorados pelos servidores em um ato de expressar seus pedidos a Virgem de Nazaré e também para passar ao visitante um pouco da representatividade pessoal de cada um com relação a maior manifestação de fé do mundo.

"Círio é uma coisa muito particular, cada um tem a sua visão, na nossa sala nem todos são católicos,mas cada um deu sua contribuição para a confecção do barquinho, porque foi um projeto da secretaria e o Círio é um evento grandioso e cultural que vai além da religião", comentou Leila França,Analista Judiciária da Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão, que confeccionou uma das embarcações de miriti expostas.

Outras manifestações serão celebradas também, como o Arrastão do Pavulagem, a Corda, as 12 romarias que fazem parte da festa. É um mergulho nos sons, cores e cheiros que só o Círio é capaz de proporcionar à cidade.

Também haverá uma representação do Círio das Crianças, do domingo do Círio e, na sala de multimídia, da Trasladação!Nessa exposição uma homenagem marcante será aos artesãos do miriti, uma arte regional tradicional, misturada com tecnologia de ponta indo das lâmpadas de led à impressão em 3D.

Na abertura, desta quinta-feira, também haverá coquetel e apresentação da Banda Barravento, com repertório que passa por Arraial do Pavulagem, Dona Onete, Verequete, Pinduca, entre outros.

"Montar essa exposição é sempre uma satisfação, porque ao contrário das demais em que trazemos artistas de fora, esse é um momento de fomentar o clima organizacional, voltarmo-nos para nossos servidores e desde a primeira está sendo uma experiência bem legal", finalizou Luciana Souza,Membro do Grupo Gestor do CCJE. 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido