TRE-PA recebe Workshop de Gestão de Riscos

Em parceria, servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região apresentaram o Projeto de sucesso de Gestão de Riscos para os servidores do TRE-PA.

TRE-PA gestão de risco com TRT8

 

Como parte do Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos do Judiciário do Pará, hoje (06), 18 unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Pará participaram do Workshop de Gestão de Risco.

Samuel Marinho, Secretário de Controle Interno e Auditoria do TRE-PA, destacou a importância de aproveitar essa troca de experiência entre o Judiciário. "Diante de uma auditoria do TCU recebemos  recomendações para que fosse implementado uma Gestão de Risco dentro do projeto de governança. Então aproveitamos a oportunidade para pedir para que o TRT8 compartilhasse o caso de sucesso com a gente.”

O evento foi ministrado por servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8° Região (TRT8), que há 1 ano vem desenvolvendo a prática deste gerenciamento e já é considerado referência no assunto. "No TRT8, foi feito um trabalho de mapeamento dos riscos, um plano de comunicação e todas as unidades do Tribunal foram chamadas para apontar os eventos de risco. Inicialmente foram apontados 1192 riscos. Após uma análise de priorização, nós conseguimos diminuir para 696 e depois na fase de tratamento do risco, foram consolidados em 84 riscos. A cultura da gestão para ser difundida precisa do envolvimento de todos", ressaltou Lia Cruz, Coordenadora de Governança Institucional do TRT8.

A proposta do Workshop foi ensinar as boas práticas de gestão, por isso os servidores tiveram que montar a tabela de 'Matriz de Risco', onde os servidores de cada unidade do TRE-PA tiveram que apontar eventos, causas e consequências, assim como os impactos que podem ser gerados.

Izabel Lopes, técnica judiciária da Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (ASPEG), destacou a importância de aprender como foram as experiências de implementação do TRT8. “A Gestão de risco é presente em qualquer projeto de administração. É ela que vai nos ajudar a ter o planejamento e a pensar como lidar com uma situação inesperada, por exemplo.”

Alberto Rodrigues, Analista Judiciário do TRT8, e responsável pelo Workshop de Gestão de Riscos, disse que os resultados do evento foram muito bons. "Nós demoramos 7 meses para mapear os nossos riscos. Aqui, com a prática, os servidores do TRE conseguiram mapear 72 riscos. Esse é um dado muito bom. É um ótimo passo para começar a colocar em prática a Gestão de Riscos. Inclusive, um servidor colocou o exemplo dos riscos de uma Eleição. Onde qualquer eventualidade dentro do processo, que não tenha uma gestão de risco, pode gerar resultados negativos e manchar a imagem do TRE. Por isso a necessidade de planejar previamente.", destacou.

Fabrício Cordeiro, servidor da SCIA, disse que durante a atividade, a equipe conseguiu listar 8 eventos que podem causar um impacto no trabalho da unidade. "Através dessa metodologia a gente consegue enxergar os riscos que impedem a gente de trabalhar. Coisa que não percebemos no dia a dia. Então achei muito interessante passar por este treinamento porque só através da governança a gente vai entregar melhores resultados para a sociedade”, ressaltou.

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido