TRE sedia o ‘VI Encontro de História e Arquivos’

TRE e Arquivo Público do Pará realizam evento especial em comemoração aos 117 anos do Arquivo

‘VI Encontro de História e Arquivos’

 

Nos dias 16 e 17 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará abriu as portas do Centro Cultural da Justiça Eleitoral para comemorar os 117 anos do Arquivo Público do estado.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura e do Arquivo Público, montou o ‘VI Encontro de história e arquivos’ com uma programação especial com palestras e oficinas que acontecem dentro das instalações do Prédio Sede do TRE do Pará.

Na manhã desta segunda (16), a programação foi para discussões de Mesas Redondas. Com o tema ‘Diálogos Sobre Arquivos Históricos’, os assuntos foram a pontados pelo Professores José Maia Bezerra Neto, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará; William Gaia Farias, do Centro de Memória da Amazônia; e Pollyana Pires do Tribunal de Justiça; e pela Professora Doralice dos Santos Romeiro, Analista em C&T do Museu Paraense Emílio Goeldi.

‘Os Desafios de uma Gestão Documental Aplicada’ foi o tema da segunda Mesa composta pelos professores Gilberto Gomes Cândido e Renata Lira Furtado da Faculdade de Arquivologia da UFPA.

O principal objetivo do evento é, não somente, discutir os caminhos da gestão pública de documentos, mas também, a importância de arquivos permanentes ou históricos e o lugar do APEP na politica de preservação, democratização e acesso à informação e produção do saber na Amazônia. O evento também pretende divulgar pesquisas desenvolvidas sobre a história da Amazônia.

De acordo com Leonardo Torii, Diretor do Arquivo Público, a gestão atual está empenhada em atrair cada vez mais o público para dentro do Prédio do Arquivo Público, não só para conhecer o espaço após a reforma, mas também para conhecer um pouco mais sobre a história.  

"O Arquivo visa sempre olhar para o futuro. De que forma a gente vai facilitar o acesso aos documentos arquivados. Estamos sempre pensando num acesso mais fácil, rápido e prático ao usuário. Porque além de guardar arquivos e preservar, temos que pensar em políticas de disponibilizar todo este acervo", destacou.

Serviço: Nos dias 16 e17 de abril acontece o ‘VI Encontro de história e arquivos’, no  Centro Cultural da Justiça Eleitoral, na Rua João Diogo, 254, Campina. Das 8h às 18h.

No dia 18 de abril terá uma visita monitorada no Arquivo Público do Pará, que fica na Travessa Campo Sales, 273 – Campina. A programação vai começar às 9h.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido