Brasília sedia 73° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel)

TRE do Pará apresenta sistemas eleitorais que serão utilizados nas Eleições 2018

TRE-PA Desembargadora Celia Regina no 73 COPTREL

O 73° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) aconteceu nesta segunda (6), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O evento foi organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e contou com a presença de representantes de todos os regionais.

Do TRE do Pará estavam a Presidente, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, e a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, Dilson Athias e Roberto Lopes. Na ocasião foi apresentado o trabalho de logística que é desenvolvido pelo TRE do Pará através do Sistema AELIS 2018, que é uma ferramenta que o TRE do Pará utiliza para gerenciar todo o processo das eleições. Foi criado um ambiente para demonstração da logística do estado do Pará, número de pontos de transmissão, valores gastos com transporte de urnas e como o Tribunal vem otimizando este processo com a ferramenta AELIS"

“Na etapa de planejamento, por exemplo, tem a etapa de 'rotas', que permite descrever todos os trechos que serão percorridos pelas urnas eletrônicas e depois para recolhimento entre as Zonas Eleitorais e os locais de votação. Além de outros módulos que são responsáveis por no dia da eleição permitir ao gestor acompanhar tudo em tempo real no dia da eleição e podendo reagir a tempo, caso algo aconteça", destacou Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará.

E ainda o Aplicativo Nacional de Georreferenciamento/Mapeamento de locais de votação que é uma parceria entre os TREs do Pará e do Acre com colaboração do TSE.

Em paralelo, ocorreram outros dois eventos, o Encontro dos diretores gerais, cuja pauta foi a redução do orçamento dos Tribunais Regionais Eleitorais. E o Encontro dos Assessores de Comunicação, no qual foi debatido o papel da Comunicação no Processo Eleitoral de 2018.

Os resultados dessas deliberações foram apresentados aos presidentes pelo período da tarde. E para encerrar, o Ministro Tarcísio Vieira do TSE falou sobre os desafios das Eleições 2018.

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido