Programa "Justiça Eleitoral Itinerante" encerra programação em Belém

O Ministro Luiz Fux conheceu de perto a realidade ribeirinha e os desafios do TRE do Pará em garantir o direito ao voto da comunidade local.

TRE-PA ministro Luiz Fux visita ilha do Combu

Ribeirinhos da Ilha do Combu, tiveram neste sábado, 4, um dia bastante incomum. Em clima de muita expectativa a comunidade local preparou-se para receber o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux e sua comitiva, além da Desembargadora e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Célia Regina de Lima Pinheiro, o Vice e Corregedor, Roberto Moura, e o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

A dona de casa Maria de Souza, que participou da programação, diz que ficou muito surpresa quando soube da visita do Ministro."Moramos em um local distante, então não é sempre que recebemos esse tipo de visita. Fico feliz em ver que a minha comunidade está sendo lembrada", disse a ribeirinha.

O programa "Justiça Eleitoral Itinerante" escolheu Belém para encerrar sua programação. O evento tem como objetivo, garantir que os serviços da Justiça Eleitoral cheguem até a população, além de capacitar os agentes que irão atuar de forma direta no pleito eleitoral.

Por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o TRE do Pará, realiza em Belém, e em vários outros municípios, ações de cidadania que visam preparar o eleitor para exercer e desempenhar o seu papel como cidadão no processo eleitoral. Afinal, o voto é obrigatório no Brasil e é a partir dele que são escolhidos quem serão os gestores do país. Despertar o interesse da população em desempenhar essa ação fundamental é um dos desafios da EJE.

O evento foi aberto pela Coordenadora da EJE, Luciana Souza, que não escondeu a emoção em ver que, mais uma vez, a Escola conseguiu cumprir o seu papel como agente educador.

"Nós ultrapassamos qualquer dificuldade geográfica, para garantir que os serviços cheguem ao cidadão. A EJE é movida por amor e é dessa forma que todos os servidores do tribunal também trabalham. Estamos dentro de Belém, mas com uma realidade extremamente diferente, então essa troca de experiência, essa vivência partilha diariamente, nos engrandece como pessoa e também como profissional", falou a Coordenadora.

Na Ilha do Combu, a EJE realizou o programa "Eleitor do Futuro", que levou as crianças atendidas pela Unidade Pedagógica Sebastião do Santos Quaresma, lições de cidadania com valor ético e político. De forma lúdica, os alunos aprenderam sobre consciência na hora do voto, políticas públicas e a importância da participação feminina na política. Na ocasião, os pequenos também puderam votar pela primeira vez e tinham como opções de voto valores como: emprego, segurança, sustentabilidade, saúde e educação.

Quem divulgou o resultado foi o ministro Luiz Fux, que avaliou a escolha das crianças de forma muito positiva. "É com muita alegria que eu informo que quem obteve a maioria dos votos, na nossa eleição, foi a educação. E isso mostra que as crianças já estão bem preparadas para votar no futuro", ressaltou o ministro.

O ministro também falou sobre a emoção em conhecer a realidade da Ilha e disse estar muito satisfeito com o trabalho realizado pelo TRE do Pará. "Estou muito feliz com tudo que vi e aprendi hoje. Estou verdadeiramente emocionado com tudo isso. Hoje, essas crianças, ainda que estejam no inicio de suas vidas, já estão tendo acesso aos serviços que podemos oferecer e isso é extremamente significante pra mim, acima de tudo como pessoa. Parabéns a equipe de Tecnologia da Informação, por garantir, mesmo com toda dificuldade de acesso, o direito do voto aos cidadãos locais", discursou.

Para a Desembargadora e Presidente do TRE do Pará, o evento marca de forma grandiosa a sua gestão. "Desenvolvemos nosso trabalho, com alegria, prazer e dedicação, sem dia e sem hora, com objetivo de cumprir nossa missão enquanto cidadão e magistrado, na conscientização e participação política de crianças, jovens e adolescentes do nosso estado", discursou emocionada.

"Nós temos que renovar, sobretudo com essas crianças, a esperança de um Brasil melhor. Tivemos aqui no Combu, uma verdadeira lição de cidadania promovida pelo TSE e pelo TRE do Pará e ressalto aqui a minha satisfação e alegria com a realização deste evento", falou o Prefeito Zenaldo Coutinho.

O evento foi realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e contou com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e das Forças Armadas da Marinha e Aeronáutica.  

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido