Servidores de Cartórios fizeram treinamento para Eleições 2018

Foram duas semanas de atividades no prédio sede do TRE e na Central de Atendimento ao Eleitor, em Belém

TRE-PA treinamento de zonas eleitorais 2018

Este segundo semestre é bem intenso para os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Ano de Eleições Gerais e de muitas mudanças no processo eleitoral. E para atualizar a equipe de trabalho do TRE, a Secretaria de Gestão de Pessoas organizou um cronograma de Capacitação de todos os servidores lotados nos 100 Cartórios Eleitorais do Estado do Pará.

Durante duas semanas, os servidores, divididos em turmas, puderam aprender mais sobre o processo eleitoral 2018, entender as principais mudanças e conhecer os sistemas eleitorais que serão utilizados.

Felipe Duarte é servido lotado na 88ª Zona Eleitoral, que fica no município de Limoeiro do Ajuru. Para ele o treinamento é de suma importância, visto que esta será uma experiência nova para ele e boa parte do eleitorado de Limoeiro do Ajurú é ribeirinha. “Eu sou novato e não tenho prática no processo eleitoral. A responsabilidade de comandar uma eleição é muito grande, mesmo sendo em município pequeno é um trabalho que requer muita desenvoltura”, ressaltou.

Da 42ª Zona Eleitoral, em Paragominas, veio José Gomes. Ele já é mais experiente, mas mesmo assim disse que a Capacitação é essencial. “Vimos as novidades, modificações e até mesmo relembramos alguns conteúdos. Considerando que o processo eleitoral é composto por uma série de sistemas, que ficar sempre atualizados”.

Durante o curso, os servidores conheceram todo o processo eleitoral desde o cadastro até o momento de votação. Problemas que podem acontecer com as urnas, como substituir e dar andamento na votação da melhor forma possível.

“Os treinamentos eleitorais são de extrema importância para que os cartorários possam discutir os procedimentos e testar os sistemas que serão utilizados no período das eleições, principalmente em razão das alterações e novidades trazidas pelas normas baixadas pelo TSE para as Eleições de 2018”, relatou Rodrigo Valdez, Secretário da SGP.

Durante Sessão Plenária Administrativa desta quinta-feira (9), a Presidente do TRE, Desa. Célia Regina de Lima Pinheiro, ressaltou a importância de instruir o corpo técnico do Tribunal. “. Fizemos o esforço de trazer todos os servidores para a capital para promover este treinamento porque entendemos a necessidade disso. O nosso objetivo, como servidores da Justiça Eleitoral, é promover o processo eleitoral da melhor forma possível ao eleitor. Para isso, precisamos estar preparados para agir em qualquer adversidade”, destacou.

Foram investidos mais de R$ 500,00 mil, incluindo as diárias dos servidores que vem do interior para a capital.

Por causa do rezoneamento, Eliane Pinheiro, da 33ª ZE, em Nova Timboteua, disse que as responsabilidades aumentaram. “Lá na ZE estamos com 4 municípios: Nova Timboteua, Santarém Novo, Primavera e Quatipuru. Vamos acompanhar a logística em todos. Esse treinamento veio complementar o que nós já estamos desenvolvendo na zona. Eu participei da eleição de 2014 e este ano sinto que estou tendo mais aproveitamento. Estou mais encaixada nas eleições 2018”.

 

Treinamento com Chefes de Cartórios

Esse ano, aproveitou-se a presença de chefes de cartório e de postos eleitorais para oferecer a eles uma oportunidade de treinamento presencial para o desenvolvimento de competências voltadas às suas funções de gestores e líderes de equipes.

Foram 4 dias de instruções sob a orientação de Adaíres Aguiar, servidora do TSE, com formação em letras e direito, cursando mestrado em psicodinâmica do trabalho. Ela já ocupou diversos cargos de destaque como secretária de controle interno e auditoria e de gestão de pessoas, no TSE. Nestes dias, em Belém, ela disse que a experiência marcou, tanto profissionalmente quanto na vida pessoal.

“Foram quatro dias de muita troca, vivências e crescimento pessoal, em que todos se mostraram abertos a participar e contribuir. Agradeço de coração a Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE do Pará, na pessoa do seu titular Rodrigo Valdez, pelo convite para desfrutar desses momentos inesquecíveis com todos vocês."

Através de dinâmicas e conversas, os chefes de cartórios puderam aprender mais sobre liderança. “Todos são verdadeiros líderes, de todas as idades, e tanto o de vinte e poucos anos ou o de sessenta possuem em sua bagagem, diversas lições de dedicação, garra, empenho e muito amor pelo papel que desempenham no processo democrático do nosso País”, destacou Adaíres.

O evento também foi uma oportunidade para promover interação entre os colegas de trabalho que, muitas vezes, só se falavam por telefone ou redes sociais.

 

Últimas notícias postadas

Recentes