TRE aborda diretrizes com os representantes das Zonas Eleitorais

Juízes puderam expor e trocar experiências em reunião realizada no Tribunal.

TRE-PA presidente do tre-pa reúne com juízes das zonas eleitorais

Com o intuito de preparar e abordar as principais diretrizes das Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), convidou os juízes eleitorais do estado, para participar de uma reunião geral, nesta sexta-feira, 10, na sede do Tribunal. Na ocasião, os magistrados puderam discorrer sobre as reais demandas das zonas e os desafios a serem superados neste pleito.

A programação iniciou com a palestra de Giuseppe Janino, Secretário de Tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (STE), que repassou ao público presente, informações relevantes referentes a segurança das urnas eletrônicas. O secretário pontuou ainda, que as urnas possuem mais de 30 pontos de segurança e que isso garante a legitimidade do processo eleitoral.

“Nosso objetivo hoje, foi realizar um nivelamento de conhecimento com os servidores da justiça eleitoral e com os magistrados. Dessa forma, eles podem ter um real conhecimento de como o sistema eleitoral está montado, a evolução do mesmo, e principalmente, abordar as questões de auditabilidade e segurança”, explicou o Secretário.

“Esse tipo de evento é muito importante para o crescimento e conhecimento de nós, juízes eleitorais. Essa eleição será um pouco diferente das demais por conta do desenvolvimento das novas tecnologias da informação, e essa é uma preocupação geral”, disse Pedro Oliveira, Juiz da 101ª Zona Eleitoral de Novo Repartimento

Shérida Pacheco, juíza da 36ª  ZE, em Santa Isabel do Pará, já tem uma boa experiência com eleições, atuou em cinco. Mas este será o primeiro ano no município de Santa Isabel do Pará.  "Essa atualização é excelente e necessária. Até porque existe alterações de legislação, de procedimentos, inovações. E se o Tribunal não fizer este tipo de atualização, nós ficamos isolados e desatualizados. Eu achei muito proveitoso."

Na ocasião, o Secretário também abordou os “mitos e verdades” mais recorrentes sobre as urnas, como por exemplo, a invasão de hackers no sistema, o que é um mito, já que o sistema não está ligado a nenhuma rede de internet.

O evento seguiu com a apresentação do Secretário de TI do TRE, Felipe Brito, que falou sobre todo processo de logística de transportes das urnas, e dos sistemas BGAN e JEConnect, utilizados na transmissão de dados eleitorais.

“Hoje, nós trouxemos algumas dificuldades vivenciadas nos pleitos anteriores. O estado do Pará possui uma estrutura ímpar, e exige uma logística diferenciada, tanto para a questão de transporte quanto a parte tecnológica”, ressaltou Felipe.

A programação seguiu até às 17h, com a abordagem de temas de suma importância, como: Suprimento de Fundos; Auditorias das Urnas Eletrônica; Transporte de Eleitores, Acessibilidade na Justiça Eleitoral; Restrições Orçamentárias da Justiça Eleitoral; Expansão do Cadastro Biométrico.

A Presidente do TRE, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, disse que o TRE está trabalhando para que todos os servidores e magistrados que vão atuar nas Eleições 2018 estejam bem informados sobre as mudanças.

"Esse encontro é muito importante, não só para a atualização dos sistemas eleitorais, mas também para estreitar laços com os nossos cartórios. Cada vez mais o processo eleitoral vai avançando, evoluindo, buscando novas tecnologias e sempre assegurando o direito de voto. O Magistrado não pode perder nunca a sensibilidade de garantir a democracia plena ao cidadão. Essa é a missão da Justiça Eleitoral", ressaltou.                                                                                                 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido