TSE lança ferramenta de inclusão social

A partir de agora todas as informações nos portais da Justiça Eleitoral também serão acessíveis a pessoas com deficiência auditiva e visual

Ministro Gilmar Mendes anuncia a adoção do sistema Rybená pelo Portal do TSE

A partir de agora, os portais da Justiça Eleitoral passarão a contar com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O serviço foi inaugurado na última sexta-feira (02) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. “O uso de ferramentas tecnológicas tem sido um grande aliado nessa missão de bem servir a sociedade brasileira. Portanto, gostaria de registrar os parabéns a toda equipe que trabalhou na implementação dessa solução, louvando a iniciativa de dar maior autonomia a tantos usuários que necessitam de recursos para ter acesso aos conteúdos divulgados em ambientes virtuais”, saudou o presidente do Tribunal. 

A inteligência artificial chamada de Rybená, adquirida pelo TSE, promoverá a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros. 

Como funciona

No canto direito superior da tela do computador estão localizados os ícones de acessibilidade representados por mãos e um rosto de perfil. Ao acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução por Libras ou pela leitura mediante voz sintética, apresentada por Rybená, a personagem virtual. 

A ferramenta Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). 

Últimas notícias postadas

Recentes

Propaganda Eleitoral começa nesta quinta (16)

Comícios, distribuição de folhetos, uso de carro som e veiculação de propaganda na internet já estão liberados. Já as propagandas em rádio e tv, serão liberadas a partir do dia 31 de agosto.