Centro Cultural da Justiça Eleitoral apresenta “A Nudez do Miriti”

A exposição do artista plástico Francelino Mesquita, inicia nesta quinta-feira, 28.

EXPOSIÇÃO MIRITI

O miriti é uma palmeira típica da região amazônica. Conhecida cientificamente como Maurita Flexuosal, a espécie se desenvolve em áreas de várzea e igarapés. O material ganha destaque nas mãos dos artesões que confeccionam os famosos brinquedos de miriti, retratando a realidade dos ribeirinhos, animais, em pequenas peças feitas à mão.

Francelino Mesquita vai além. Artista plástico há mais de 20 anos, conseguiu desenvolver novas técnicas para esculpir a palmeira. De forma autodidata, o técnico em edificações, cria esculturas incríveis utilizando o miriti como matéria prima.

“A minha formação de nível técnico me fez ter mais noções de medidas, escala, compasso. Tudo eu uso nas minhas peças. Eu produzo peças em 360° e em três dimensões. Estou sempre em busca de novas técnicas para deixar o meu trabalho diferenciado”, diz o artista.

‘'A Nudez do Miriti'’ é a segunda exposição apresentada este ano pelo Centro Cultural da Justiça Eleitoral. “Acredito que vai ser uma exposição de sucesso. O trabalho do Francelino chamou atenção de todos nós do Centro. É interessante perceber as dimensões arquitetônicas que tem no trabalho dele. Ele trabalha com perspectiva. Eu, particularmente, estou tendo trabalho para selecionar as obras, pois todas são lindas”, afirma Adam Costa, curador da Exposição.

“Eu estou muito feliz com a oportunidade de realizar mais uma exposição. Mas desejo também, que a arte seja mais valorizada. Nós, artistas, trabalhamos muito para criar peças e muitas vezes não temos o reconhecimento desejado. Eu realmente desejo que um dia, eu possa viver apenas de arte”, desabafa o artesão.

Serviço

A exposição ‘A Nudez do Miriti’, é gratuita. A mostra inicia no 28 de junho e segue aberta à visitação do público, até 5 de agosto, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, localizado na Rua João Diego, que funciona de segunda a sexta, de 8h às 15h.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido