Eleições 2018 e o impacto das Fake News

TRE do Pará alerta o cidadão para que notícia falsa não interfira no seu voto

Reunião partidos

O termo "fake news" vem ganhando cada vez mais espaço nos meios de comunicação. Atualmente, com o avanço das tecnologias, a informação deixa de ser produzida exclusivamente pela imprensa e, passa a ser também, produzida no ciberespaço como, por exemplo, as redes sociais, onde todos podem criar seu próprio conteúdo e compartilhá-lo livremente. No entanto, devemos ser mais criteriosos ao gerir os conteúdos que produzimos e compartilhamos.

Atento a essa demanda, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, e representantes de dez partidos políticos, firmaram no início deste mês, em Brasília, um acordo de colaboração para a manutenção de um ambiente eleitoral imune à disseminação de notícias falsas (fake news) nas eleições 2018. Pelos termos do acordo, os partidos políticos se comprometem a manter o ambiente de higidez informacional, reprovando qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo divulgado durante o período eleitoral.  

“O objetivo maior foi exatamente trazer os partidos para a nossa companhia, no sentido de que nós possamos presidir uma eleição limpa, ética, uma eleição da qual o povo brasileiro possa se vangloriar e possa dizer que, no Brasil, existe uma democracia exemplar”, disse o ministro, Luiz Fux.

Termo de compromisso

Assinaram o termo de compromisso os representantes dos seguintes partidos: Democratas (DEM), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrático (PSD), Partido Social Liberal (PSL), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (REDE).

Já em Belém, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, também vem trabalhando para alertar e preparar o eleitor paraense para o pleito deste ano. O TRE do Pará realizou nos meses de maio e junho, o "Seminário de Direito de Eleitoral", onde abordou de forma concisa sobre as fake News. O evento foi realizado em Belém, Marabá e Santarém.

"Estamos vivendo um período em que as informações vêm sendo compartilhada em desmedida velocidade, através das redes sociais e aplicativos de mensagens. Logo, o nosso papel é esclarecer o eleitor diante da propagação de noticias falsas que possam desacreditar e desestimular o exercício do voto", alertou a Desembargadora Célia Pinheiro, Presidente do TRE do Pará.

Serviço

Além das ações de cidadania que o TRE realiza, com o intuito de preparar o eleitor, o Tribunal também conta uma equipe de Ouvidoria. Pela ouvidoria você pode exercer sua cidadania registrando sugestões, elogios, críticas, reclamações, denúncias, esclarecendo dúvidas ou solicitando informações. Basta entrar em contato pelo número 0800 096 0007, ou pelo email ouvidoria@tre-pa.gov.br.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido