TRE assina Termo de Cooperação Técnica em combate a corrupção eleitoral

O acordo foi firmado entre Tribunal Eleitoral, Ministério Público e CNBB com o objetivo de informar e combater a corrupção durante o período de campanha

TRE-PA Presidente assina acordo de cooperação com CNBB

 

Na tarde desta quarta-feira, 9, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará deu um passo importante já com vistas ao processo eleitoral 2018. Um Termo de Cooperação Técnica entre o TRE, Ministério Público e a Comissão de Justiça e Paz da CNBB foi assinado com o objetivo de combater a corrupção eleitoral, intensificando a fiscalização e o controle de ilícitos que representam afronta aos princípios constitucionais e democráticos.

À CNBB irá disponibilizar os voluntários que vão trabalhar no atendimento ao público através do 0800, disponibilizado pelo TRE. O Ministério Público ficará com o recebimento das denúncias e apuração.

De acordo com a Irmã Henriqueta, da CNBB,  o período eleitoral é sempre um desafio. "Quando nós trabalhamos no Disque Denúncia, o nosso atendimento não se resume em apenas receber a denúncia, mas também de orientação e educação ao cidadão." - destacou.

O Bispo Dom José Azcona, representante da CNBB, disse se sentir honrado em assinar este termo. "Eu me alegro muito de representar a CNBB neste acordo. Estou aqui em nome de todos aqueles que querem um Brasil livre, com segurança e consciência de mudança."

A Presidente do TRE, Desa. Célia Regina de Lima Pinheiro, destacou a responsabilidade da Justiça Eleitoral diante do processo. “ Estamos num ano de grandes expectativas. Temos que garantir o direito de voto ao cidadão de uma forma clara e democrática. Acredito que todos juntos conseguimos ter um bom resultado. Intensificar o respeito ao direito do voto. É um trabalho árduo, mas temos que difundir cada vez mais este trabalho.”. 

Disque Denúncia – O serviço funcionará 24 horas por dia e receberá denúncias da população em geral, caso tenham identificado algum tipo de irregularidade ou corrupção eleitoral. O número ainda não foi liberado. A previsão é ainda este primeiro semestre.

Aplicativo Pardal - O Pardal é mais uma ferramenta da Justiça Eleitoral para coibir abusos e práticas irregulares durante as eleições. O aplicativo é de uso gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store para smartphones e tablets.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido