TRE do Pará participa do IV Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário

O evento tem como objetivo capacitar os servidores lotados nas áreas de auditoria e controle interno dos tribunais, do Ministério Público e dos órgãos de controle externo

TRE-PA Fórum Auditoria

 

Entre os dias 16 e 18 de maio, aconteceu o IV Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário, no auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, em São Paulo.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará esteve presente no evento. Samuel Marinho -Secretário de Controle Interno e Auditoria, Mayra Cavalcante – Coordenadora de Acompanhamento de Governança e Gestão, Andrezza Borges – Coordenadora de Auditoria e Daniel Dinelly – Chefe de Seção de Acompanhamento da Governança e Gestão foram os representantes do Tribunal.

“O TCU recomenda que os Tribunais apresentem uma auditoria interna mais preventiva e próxima da administração e nós do TRE do Pará estamos cada vez mais dispostos a trabalhar este novo conceito. E participar de eventos como este é de suma importância, uma vez que aprendemos com as boas práticas apresentadas por outros órgãos”, destacou Samuel Marinho.

Durante a abertura do encontro, o Presidente do TRT-2, Desembargador Wilson Fernandes, disse que “a realização deste fórum demonstra não só o sucesso das três primeiras edições, mas a importância de fazermos uma reflexão a respeito dessa matéria em um momento em que a sociedade nos cobra cada vez mais transparência e eficiência”.

O representante do TCU orientou os participantes a diminuir a burocracia dos processos classificados como de baixo risco e intensificar o controle daqueles que se mostram como de alto risco. “Devemos manter sempre o entusiasmo e a honestidade de propósitos para melhorarmos a organização onde trabalhamos e, por consequência, nosso país”, enfatizou.

Diante desta afirmativa, Samuel Marinho, disse que desde o ano passado, a SCIA vem trabalhando o Plano Anual de Auditoria junto às secretarias no sentido de oferecer consultorias de prevenção.

“Para as Eleições 2018, estamos trabalhando junto com a Secretaria Judiciária no registro de candidatura. O objetivo é fazer o mapeamento das possibilidades, identificar os possíveis riscos e criar planos de tratamento. Prevenir e atuar de uma forma mais rápida e eficiente para resolver o problema, quando necessário”, destacou. Assim como está sendo feito também junto com a Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade sobre o suprimento de fundos paras eleições.

O IV Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário é uma realização do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), por meio da Escola Judicial do TRT-2 (Ejud-2), do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP).

Foto: Allan Lustosa/TRT2/SP

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido