Programa Eleitor do Futuro do TRE do Pará passou por Santarém

O objetivo do Programa é trabalhar a conscientização de jovens e adolescentes quanto a importância do processo eleitoral no Brasil

TRE-PA ELEITOR DO FUTURO EM SANTARÉM

 Esta semana, o Programa Eleitor do Futuro do Tribunal Regional Eleitoral do Pará foi ao município de Santarém, no Oeste do estado, para conversar sobre o processo eleitoral com crianças e adolescentes.

No dia 28 de fevereiro, a primeira atividade foi com os jovens dos Centros Socioeducativos de internação, provisório e semiliberdade do Baixo Amazonas. A equipe da Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará bateu um papo com cerca de 60 socioeducandos.  

Já nos dias 1 e 2 de março, as ações foram nas escolas particulares Santa Clara e Dom Amando. Cerca de 600 alunos participaram das atividades.

O Programa Eleitor do Futuro tem como objetivo desenvolver um trabalho com crianças e jovens através de ações educativas voltadas à cidadania, ajudando a desenvolver desde cedo uma consciência política independente, ética e crítica.

Trata-se de uma política de responsabilidade social do TRE do Pará que incentiva a formação de crianças, adolescentes e jovens na busca de soluções para os problemas de comunidade, informando acerca dos direitos, deveres e garantias do cidadão, com ênfase na Constituição Federal, Constituição Estadual e Estatuto do Idoso e do Adolescente, para uma efetiva inclusão social, fortalecendo, assim, a democracia, por meio da Educação.

Durante o evento, os jovens também tiveram a oportunidade de ver e usar uma urna eletrônica, muitos deles, pela primeira vez. A equipe do TRE do Pará fez a simulação de uma votação para que os participantes pudessem apertar as teclas numéricas e o botão de confirma. O tema foi ‘Políticas Públicas’. Os jovens escolheram a opção, apertaram o número correspondente e ao soar o típico barulhinho da urna, o voto foi computado.

“Desta vez, a Política pública que ganhou na votação simulada foi EDUCAÇÃO. Os jovens de Santarém se mostraram interessados sobre o assunto e nós avaliamos como positiva as ações desenvolvidas aqui no município”, destacou Ribamar França, Coordenador das atividades do Programa Eleitor do Futuro, em Santarém.

O evento também contou com a cobertura da imprensa local, o que resultou na divulgação maciça das ações da Justiça Eleitoral em prol da cidadania. Isso fez com que outras instituições do município e cidades vizinhas se interessassem em receber o Programa Eleitor do Futuro.

 

 

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido