TRE do Pará recebe Fórum Desenvolve

Foram dois dias de evento reunindo participantes de todo o Brasil

TRE-Pa Fórum Desenvolve

Nos dias 08 e 09 de março, o Tribunal Regional Eleitoral, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, promoveu o Fórum Desenvolve, o evento teve como objetivo debater e capacitar servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral no que tange a gestão por competência aplicada a administração pública.

A programação teve dois momentos distintos, pela manhã os participantes assistiram a palestra sobre o tema Gestão de Pessoas e a tarde cases de sucesso dos Tribunais eram apresentados. Ao final dos dois dias, foi formatada a ata do evento com as conclusões dos debates desenvolvidos durante a programação.

Para a Presidente do TRE do Pará, Desembargadora Célia Regina, sediar esse evento foi de extrema importância para o Regional. "Estamos em uma busca constante por melhores práticas, pelo aperfeiçoamento e por trocar experiência  e por isso aceitamos sediar esse evento onde contamos com a participação de pessoas ligadas a área de gestão do Brasil inteiro e com grande prazer e uma grande responsabilidade  que cultivamos esse aprendizado sobre a matéria", declarou a Desembargadora.

Palestras

O primeiro dia de evento trouxe a palestra "Modelo de Gestão por Competências na Administração Pública" com o Prof. Dr. Thiago Dias Costa - Coordenador-Geral do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional da UFPA.

"Adotar o modelo de gestão por competência é uma forma de trazer mais transparência a gestão pública e ajuda a balizar decisões que hoje ainda tem um grau muito alto de subjetividade como: que concursos abrir, para onde, quantas vagas, que cursos devo oferecer aos meus servidores para desenvolve-los a contento. Com o modelo de gestão por competência todo esse tipo de decisão passa a ser focado em um único indicador que são os objetivos da instituição", explicou Thiago.

Ele afirma ainda que todos os órgãos que implantam esse modelo conseguem atingir uma eficiência maior e diminuir até 80% dos gastos desnecessários com capacitação, abrindo a possibilidade de fazer mais ações com o mesmo recurso empregado.

No segundo dia de palestras o tema foi "Governança em Gestão de Pessoas" ministrado por  Lilian Garcia, Chefe da Seção de Governança em Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça e Adriano Amorim, Diretor de Governança, Gestão de Risco e Segurança da Informação do Tribunal de Contas da União.

"A ideia foi apresentar como a governança, a gestão de pessoas e o valor público conversam entre si", explicou Adriano. Segundo ele, entendendo isso, é possível melhorar a entrega de serviços  e agregar valor público para a sociedade.

Já Lilian Garcia elogiou a iniciativa do TRE e ressaltou a ideia de cria-se soluções de forma integrada. "Nós do CNJ junto aos órgão de controle e aos Tribunais temos suscitado várias discussões de como a gestão de pessoas pode se tornar mais estratégica para as instituições e isso é muito importante. Quando a Justiça Eleitoral faz esse tipo de evento, ela está saindo a frente por ser uma oportunidade incrível de se trocar experiência, trocar boas práticas, trocar contatos e solucionar problemas de forma integrada melhorando a gestão de todos", disse ela.

A programação do primeiro dia foi aberta ao público em geral e no segundo restrita aos Servidores do Tribunal e órgãos parceiros, cerca de 200 pessoas participaram ao todo. Confira aqui as imagens do evento.