“Votação Paralela” abre as ações de preparação para o segundo turno

Foram sorteadas 12 urnas que serão auditadas na sede do TRE e em tempo real nos municípios durante o domingo de eleições

votação paralela

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará realizou no início da manhã deste sábado, 27, o sorteio das urnas que serão auditadas para o segundo turno das eleições 2018. O processo é um dos mecanismos desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que visa comprovar a integridade do sistema eletrônico de votação aos eleitores.

Na ocasião, foram sorteadas 12 urnas, sendo que, as 4 primeiras serão resgatadas nas Zonas Eleitorais ainda neste sábado e levadas para a Sede do TRE, escoltadas pela Polícia Federal. Elas serão usadas para o processo de Votação Paralela. Já as 8 restantes, são auditadas em tempo real nas suas seções eleitorais.

Na prática, essa auditoria consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, com o intuito de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica, é exatamente o mesmo que foi escrito nas cédulas de votação manual e depositado nas urnas de lona. Toda ação é fiscalizada pelos membros participantes e também registrado em filmagens. Nessa votação paralela foram preenchidas 1.137 cédulas.

Os Zonas Eleitorais sorteadas foram: 73ª, em Belém, 78ª Marituba, 94ª Acará e 70ª em Capitão Poço. As urnas serão retiradas das seções 615, 279, 130 e 140, sinalizando as ZEs sorteadas respectivamente.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o Juiz Edmar Silva Pereira, da Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, Presidente do TRE, do vice-Presidente e Corregedor Roberto Moura, a Procuradora Eleitoral, Nayana Fadul, do Coordenador da Comissão Samuel Marinho. Além de Alberto Costa Santiago, Auditor do TSE, representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e eleitores que desejaram assistir o sorteio.

Redes sociais

O Tribunal utiliza as redes sociais para transmitir todas as ações e sessões plenárias. Quer ficar por dentro dos assuntos e acompanhar tudo em tempo real? Basta seguir o nosso canal no Youtube e nossa página no Facebook.

Zonas Eleitorais sorteadas para votação paralela

  1. Zona: 73ª / Seção: 615 / EMEIF João Carlos Batista – Belém
  2. Zona: 78º / Seção: 279ª / EMEF Padre Marcos Schawalder – Marituba
  3. Zona: 94ª / Seção: 130 / EMEF Eugênio Glória – Acará
  4. Zona: 70ª / Seção: 140 /EEEFM Terezinha Bezerra Siqueira – Capitão Poço

Urnas auditadas em tempo real

  1. Zona: 21ª / Seção: 16 / Alenquer
  2. Zona: 81ª / Seção: 104 / Garrafão do Norte
  3. Zona: 39ª / Seção: 150 / Tomé-Açu
  4. Zona: 17ª / Seção: 01 / Chaves
  5. Zona: 65 / Seção: 190 / Barcarena
  6. Zona: 36ª / Seção: 63 / Santa Izabel do Pará
  7. Zona: 105 / Seção: 18 / Juruti
  8. Zona: 34 / Seção: 401 / Itaituba

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE do Pará recebe o Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade

O TRE do Pará foi premiado com o Ouro na noite de entrega do Prêmio CNJ de Qualidade, durante o XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, cuja abertura ocorreu nesta segunda-feira (25/11). Mais de 50 tribunais foram homenageados com o Prêmio CNJ de Qualidade, que foi entregue às Cortes que se destacaram no segmento de Justiça em que estão inseridas.