TRE do Pará realizará o sorteio de urnas que serão auditadas no 2º turno

A cerimônia é pública e qualquer cidadão pode acompanhar o processo

TRE-PA VOTAÇÃO PARALELA

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pará) realizará neste sábado, 27, o sorteio das seções eleitorais, cujas urnas serão auditadas. A cerimônia pública, presidida pelo Presidente da Comissão, Dr. Edmar Silva Pereira, poderá ser acompanhada por qualquer interessado e, também, por partidos políticos e coligações; e acontecerá a partir das 9h, no Plenário Antônio Koury.

No domingo, 28, as urnas sorteadas passarão por auditorias: em Tempo Real e Votação Paralela. Os procedimentos ocorrerão, respectivamente, na própria seção eleitoral sorteada, às 7h; e no Hall do Plenário Antônio Koury, no terceiro andar do Edifício Sede do TRE-Pará, a partir das 7h. Para ambos, são convocados representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, entre outras instituições e poderão ser acompanhados por qualquer interessado.

Votação Paralela

A Votação Paralela é uma auditoria realizada nas urnas eletrônicas para comprovar seu correto funcionamento. O procedimento consiste em preencher cédulas de votação manual e, após, registrar os votos na urna eletrônica. Ao final, é emitido um relatório do Sistema SAVP (Sistema de Apoio à Votação Paralela), que compara o resultado dos votos registrados nas cédulas de votação manual com os digitados na urna eletrônica. Desta forma, a Justiça Eleitoral permite que a sociedade confira e certifique-se sobre a segurança e transparência das urnas.

Os votos a serem digitados nas urnas são aqueles que constam nas cédulas de votação preenchidas por representantes de partidos políticos, coligações ou, na ausência destes, por terceiros, não devendo ser preenchidos por servidores da Justiça Eleitoral. No 2º Turno das Eleições 2018, as cédulas serão preenchidas por alunos do Curso de Direito da Faculdade FIBRA e por quem se fizer presente no dia do sorteio.

Auditoria em Tempo Real

Nas Eleições 2018, o TRE/Pará também realizará a Auditoria em Tempo Real em 08 urnas eletrônicas, também escolhidas por sorteio.

Neste caso, as urnas vão permanecer na respectiva seção, ou seja, no local de votação.

Os procedimentos são iniciados às 7 horas do dia da eleição, antes da emissão da zerésima, relatório que comprova que não há votos depositados naquela urna. Antes de iniciar o processo de votação, o Juiz Eleitoral irá até o local de votação para verificar se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados na Justiça Eleitoral, no início de setembro, conferem com as assinaturas constantes das urnas instaladas na seção eleitoral.

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido