TRE realizou sorteio das urnas que serão auditadas

Ao todo, 12 urnas de diferentes zonas do estado foram sorteadas e vão passar por auditória.

TRE-PA VOTAÇÃO PARALELA

 

Foram sorteadas na manhã deste sábado, 06, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, as 4 urnas eleitorais que serão submetidas à auditoria de funcionamento. A cerimônia pública foi aberta pelo Presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o Juiz Edmar Silva Pereira e contou também com a presença da Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, Presidente do TRE, a Procuradora Eleitoral, Nayana Fadul e do Coordenador da Comissão, Samuel Marinho.

As 4 primeiras zonas e seções sorteadas foram, respectivamente: 96ª ZE, seção 118, onde funciona a Escola Estadual Vilhena Alves, em Belém; 41ª ZE, seção 243, Escola Estadual Santo Antônio do Cumaru, em Bonito; 43ª ZE, seção 581, Escola Estadual Príncipe da Paz, de Ananindeua, e por fim, 36ª ZE, seção 350, Escola Estadual Inácio Moura, localizada em Santo Antônio do Tauá. Essas urnas serão trazidas pela Polícia Federal, e chegam na sede do TRE ainda na tarde de hoje, para o segundo passo da auditória que é emissão da “zerésima” das urnas, que acontece na manhã de domingo. Já as outras oito urnas, serão auditadas em seus locais de votação.

“As urnas sorteadas serão submetidas a auditoria de funcionamento dos seus sistemas, para garantir que seus os mesmos estejam em perfeito estado no dia do pleito” disse o Presidente da Comissão, Edmar Silva Pereira.

 De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, por meio do artigo 53 da resolução nº 23.550/2017, cada regional deve sortear 12 Zonas Eleitorais do seu estado, sendo que, as 4 primeiras urnas sorteadas são submetidas à auditoria de funcionamento através da “Votação Paralela”, as outras 8 urnas são submetidas à auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas em auditoria que acontece em tempo real.

 “Nosso objetivo é garantir a transparência do processo eleitoral. Todos podem participar dessa cerimônia se fazendo presente em nosso processo eleitoral. Essas 4 urnas, o tribunal está diligenciando para que sejam trazidas para cá e amanhã serão auditadas”, explicou a Des. Célia Regina.

Após a cerimônia, estudantes de Direito, participaram do processo de votação utilizando as cédulas e colocaram nas urnas em lona. Todas as urnas foram lacradas e só serão abertas no domingo, no momento que começar a votação paralela.


Urnas auditadas em tempo real

Já as outras urnas serão auditadas em tempo real em seus respectivos locais de votação. São elas: 7ª ZE – Abaetetuba, seção 13; 46ª ZE – Santana do Araguaia, seção 9; 86ª ZE – Curralinho, seção 5; 29ª ZE – Belém, seção 161, 33ª ZE – Nova Timboteua, seção 94; 21ª ZE – Alenquer, seção 96; 31ª ZE – Maracanã, seção 118; 83ª ZE – Santarém, seção 56.


Zerésima do Sistema

Seguindo com os eventos previstos no Calendário Eleitoral 2018, o TRE realizou no início da tarde de hoje, a cerimônia de oficialização dos sistemas de totalização dos resultados com a emissão da “zerésima do sistema”, o relatório é impresso pelo sistema e mostra os nomes de todos candidatos sem votos. 

Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação e Renato Holanda, Secretário Judiciário, fizeram a abertura oficial do evento. O Presidente da Comissão Apuradora, o juiz Amílcar Roberto Bezerra Guimarães, digitou a senha que oficializa e torna o sistema apto a receber a votação durante as eleições de domingo.

Estiveram presentes na cerimônia, a Presidente do TRE, Desa. Célia Regina de Lima Pinheiro, o Vice e Corregedor, Roberto Moura, Dr. Alexandre Buchacra e Dr. Arthur Pinheiro Chaves. 

Essa cerimônia também é aberta ao público e contou com a presença de representantes de partidos políticos.

Últimas notícias postadas

Recentes