Urnas são preparadas para o segundo turno das eleições

A cerimônia de preparação das mais de 20 mil urnas inicia nesta quinta-feira, 18, em todo o estado

PREPARAÇÃO SEGUNDO TURNO

 

Seguindo o cronograma estabelecido previamente no calendário eleitoral, inicia hoje (16) o processo de preparação das urnas que serão utilizadas no segundo turno das eleições. No total, serão utilizadas mais de 20 mil urnas em todo o estado, contando também com as urnas de contingência.

O processo de preparação das urnas é dividido em dois momentos. No primeiro, e que acontece a partir desta terça (16), é a geração das mídias de resultados, uma espécie de pen drive, que armazenam as informações referentes aos candidatos que concorrerão as vagas de governo e presidência neste segundo turno.

“Esse é um processo bem mais simples do que foi executado no primeiro turno. Pois envolve apenas a mídia de resultados, o que sinaliza na urna, quais os candidatos que vão concorrer no segundo turno. Esse processo inicia hoje e cada zona é responsável por elaborar sua própria logística de alimentação”, explicou Dave Pinheiro, Técnico Judiciário do TRE.

Logo após a consolidação dessas informações nas mídias de resultados, acontece o segundo momento que será a alimentação das urnas eletrônicas. A cerimônia de preparação consiste em inserir a mídia de resultados nas urnas para transferência e armazenamento dos dados. Em seguida, as urnas serão lacradas e abertas somente no dia 28 de outubro.

Esta cerimônia acontece a partir desta quinta-feira (18) e segue até o dia 24 de outubro. Cada cartório eleitoral também tem a sua programação de acordo coma necessidade.

Na capital, serão preparadas 4.300 urnas que atenderão Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides. Os técnicos do TRE realizam esse trabalho em aproximadamente 600 urnas por dia.

A cerimônia é pública, representantes de partidos, Ministério Público, OAB e sociedade civil podem participar. Os trabalhos começam às 8h30, desta quinta-feira (18), no depósito de urnas do tribunal, localizado na Tv. We 13, Cidade Nova II, em Ananindeua.

 

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE do Pará recebe o Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade

O TRE do Pará foi premiado com o Ouro na noite de entrega do Prêmio CNJ de Qualidade, durante o XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, cuja abertura ocorreu nesta segunda-feira (25/11). Mais de 50 tribunais foram homenageados com o Prêmio CNJ de Qualidade, que foi entregue às Cortes que se destacaram no segmento de Justiça em que estão inseridas.