Escola Judiciária Eleitoral promove palestra de valorização do voto na terceira idade

A ação é fruto de uma parceria entre o TRE, Hospital Cynthia Charone e a Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB-PA

AÇÃO EJE

 

A semana começou cheia de alegria para os mais de 500 idosos que participaram, na manhã desta segunda-feira 17, da programação realizada no Centro de Convenções da Amazônia (Hangar), pelo Hospital Cynthia Charone em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará que, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) desempenha o seu papel pedagógico na sociedade e levou uma mensagem valiosa aos idosos: a importância de continuar exercendo o seu papel como cidadão no pleito eleitoral. A ação também conta com o apoio da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB-PA.

A Coordenadora da EJE, Luciana Souza iniciou o bate papo com os idosos e se mostrou bastante impressionada com todo o vigor do público presente. “Nós realizamos muitas ações com o público jovem e também com adolescentes, mas nada se compara com a animação de vocês. Os senhores e senhoras aqui presentes, são inspiradores. E hoje, muito mais do que ensinar nós estamos aprendendo com vocês”, discursou a coordenadora.

A palestra em tom de bate papo, trouxe temas relevantes e que devem ser debatidos no atual contexto da sociedade: a participação da mulher na política e os sistemas de segurança da urna eletrônica, foram alguns deles.  Na ocasião, os idosos também puderam esclarecer todas as dúvidas referentes às eleições.

“Essa é uma faixa etária que apresenta a suas próprias peculiaridades, principalmente no que se refere à tecnologia. E nessa eleição nós vamos utilizar a biometria, logo, se faz necessária uma boa preparação desse grupo. Mas nesse momento, o mais importante é se fazer presente e mostrar que nós estamos aqui para ouvi-los e também para garantir que eles não fiquem à margem do processo eleitoral”, explicou ainda a Coordenadora da EJE.

Para a aposentada Benigna Fernandes da Silva, de 82 anos, votar é uma ação primordial e que contribui de forma direta para o desenvolvimento da sua cidade e também do país. “Eu sempre votei e esse ano não será diferente. Eu não voto em branco, sempre pesquiso antes, escolho os meus candidatos de acordo com as propostas que eles apresentam e nenhum pode ser ficha suja. Hoje foi bem proveitoso, além de aprender eu também me diverti bastante”, disse sorridente a aposentada que tinha acabado de passar pela cabina de votação simulada e pôde escolher entre segurança, educação, emprego, saúde, sustentabilidade e esporte e lazer, para o seu bairro.

“Apesar deles não serem obrigados a votar, é importante que eles saibam que o voto deles tem valor sim! Bem como as ações desenvolvidas por eles, assim como o voto. A atitude do TRE é maravilhosa. Trazer e apresentar para eles a importância do seu título de eleitor, mostrando que eles também têm voz no processo eleitoral”, comentou a idealizadora do “Programa de Envelhecimento Ativo", Cynthia Charone

A represente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, Gerusa Lameira, ressaltou que ações como essas são fundamentais para que o idoso se sinta confiante e preparado para votar.  “Nós somos um número expressivo de pessoas, então, é necessário que a gente escolha um representante que possa contribuir com políticas públicas voltadas para nós. Estou muito feliz com dia de hoje e com o trabalho apresentado pelo Tribunal”.

“Nós estamos vivenciando um momento histórico. No momento em que o Tribunal Regional Eleitoral abraçou essa causa, junto com a Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB do Pará, foi maravilhoso. Estamos trabalhando juntos para garantir os direitos dos idosos que estão aptos a votar”, falou A Dr. Letícia Bitar, representante da comissão.


Dados

O estado do Pará possui 342.969 eleitores com mais de 70 anos e que estão aptos a votar. Já a capital, conta com 50.575 eleitores, quantidade suficiente de votos para eleger um deputado estadual, por exemplo.

A partir dos 70 anos o voto torna-se facultativo, no entanto, todo cidadão tem o direito e também deve participar ativamente do processo eleitoral, escolhendo um candidato sério e que desenvolva projetos atendendo as necessidades do cidadão.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido