Tribunal Superior Eleitoral promove encontro para fomentar cultura cidadã

O VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciarias Eleitorais acontece em Brasília, na sede da corte eleitoral.

EJE

 

Iniciou nesta quinta-feira, 04, o VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais, em Brasília, com intuito de fomentar a construção cidadã e o trabalho desenvolvido pelas escolas judiciarias de cada regional. O evento foi aberto pela ministra Rosa Weber que, ressaltou a relevância das ações desempenhadas.

“Tudo inicia e tudo passa pela educação. É a educação que oportuniza o avanço civilizatório que todos almejamos. As escolas judiciárias atuam na construção de redes de formação capazes de fomentar a educação para a cidadania política da sociedade brasileira”, discursou a ministra.

A programação seguiu durante está sexta-feira, 05, com debates dos projetos que serão desenvolvidos pelas EJE’s durante os próximos anos. O diretor da EJE/TSE, Flávio Pansieri, anunciou, em sua apresentação, a integração de todas as escolas judiciárias para a criação do que será chamado de "Sistema EJE", visando trabalhar sempre em parceria. 

“Nós pretendemos unificar os procedimentos, unificar lógicas de planejamentos políticos pedagógicos, para que as escolas, a partir de suas experiências locais, possam nutrir esse sistema de forma recíproca. E o Tribunal Superior Eleitoral, por meio de sua escola, tem como objetivo coordenar essa sistemática”, afirmou Pansieri.

Na ocasião, o diretor anunciou que, dois projetos específicos serão prioritários e levados para todo o país: Eleitor do Futuro e Governante do Futuro. O primeiro projeto já existe e é executado pelas escolas eleitorais, a proposta atual é unificar uma disciplina a ser ministrada em todas as escolas de Ensino Médio do país. A ideia, destacou Pansieri, é que jovens em idade de pré-alistamento eleitoral possam ter mais informações sobre o exercício da cidadania para que possam formar suas próprias opiniões e, dessa forma, participar do processo político eleitoral escolhendo seus representantes políticos por meio do voto.

O projeto “Governante do Futuro” tem como objetivo capacitar os atores políticos do futuro, com a finalidade de oferecer formação na atuação legislativa e em gestão pública para aqueles que pretendem ingressar na vida pública e concorrer a cargos públicos eletivos.

“A educação para a cidadania é um eixo estruturante, que é determinado pela resolução que criou as escolas, e tem como finalidade, neste projeto, a capacitação de toda a sociedade brasileira, para que possa atuar como agente de transformação da sua própria realidade”, falou ainda o diretor.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido