TRE do Pará participa da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Com ônibus, instituição leva experiência do voto para crianças durante a programação que está sendo realizada no Hangar.

Participação do TRE na Feira do Livro 2019

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, por meio da sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE), está presente na “Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes” levando a experiência do voto para crianças e adolescentes, por meio do Programa Nacional Eleitor do Futuro (PNEF). A experiência também pretende promover a consciência cidadã e mostrar como se dá o processo eleitoral para os futuros eleitores. O público que já esteve no primeiro final de semana da Feira viveu a experiência da votação eletrônica dentro do ônibus itinerante do TRE, e poderá viver no decorrer do próximo final de semana, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, com entrada livre.

“Tivemos uma participação muito grande de crianças que têm curiosidade em conhecer as urnas eletrônicas. É um momento para levar até esses cidadãos e futuros eleitores a experiência do voto popular. Ademais, o experimento também é uma ótima oportunidade para levas até os visitantes informações sobre o trabalho do Tribunal e o processo eleitoral, ainda desconhecido por muitas pessoas”, informa a coordenadora da EJE, Luciana Souza, explicando que a votação simulada tem como conteúdo políticas públicas de temas como educação, saúde e sustentabilidade.

A coordenadora explica que essa ação é mais uma maneira que o Tribunal encontrou para estar próximo da sociedade, das pessoas e dos novos e futuros eleitores e, dessa forma, instigar eleitores desde cedo sobre a importância do voto em uma sociedade democrática de direito.

“Nas nossas ações abordamos os participantes de acordo com a sua faixa etária e, apresentamos noções de cidadania por meio de palestras sobre a história da Justiça Eleitoral, bem como a importância do processo eleitoral para nós brasileiros”, detalha.

Nesta edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, que tem como homenageados o escritor, poeta e pesquisador João de Jesus Paes Loureiro e a pesquisadora e ativista do movimento negro, Zélia Amador de Deus, o TRE está presente com a votação simulada e com atendimento às instituições que tenham interesse em realizar algum tipo de atividade em parceria com o Tribunal, a exemplo de escolas e universidades que muitas vezes organizam eleições privadas, com urnas eletrônicas. Na oportunidade, também são distribuídos materiais informativos, gibis e revista Coquetel personalizada sobre direito eleitoral.

 

Serviço: Programa Nacional Eleitor do Futuro
Data:
31 de agosto e 1º de setembro
Hora: 10h as17h.
Local: Ônibus itinerante do TRE, no estacionamento da Feira Pan Amazônica do Livro, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
End: Av. Doutor Freitas, s/n – Marco.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido