TRE encerra primeira fase de treinamento do PJe

Até o dia 17 de dezembro todos as zonas eleitorais do estado estarão utilizando o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

tre-pa PJe

 

Nesta quarta-feira, 28, encerrou a primeira etapa de treinamento promovida pelo TRE do Pará, para implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Nessa primeira fase, 10 ZE’s - 1ª, 28ª, 29ª, 30ª, 73ª, 76ª, 95ª, 96ª, 97ª e 98ª – participaram do treinamento que foi realizado na sede do tribunal e também na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na Travessa Pirajá, no bairro da Pedreira.

O sistema foi implementado em setembro de 2017, no segundo grau, e agora também será utilizado pelo primeiro grau - o que corresponde as Zonas Eleitorais. Essa é uma medita determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Portaria  n° 344/2019, que assim estabelece: ‘instituiu-se o Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça Eleitoral como o sistema eletrônico de constituição e tramitação de processos judiciais e administrativos nesta Justiça Especializada. ’

“Esse sistema vem para que todas as ações do regional passem a tramitar de forma eletrônica. A gente abandona o papel e passa tudo para o ambiente virtual. É um sistema que a gente já conhece e utiliza no segundo grau, mas que agora também fará parte das zonas”, explica Renato Holanda, Secretário Judiciário do TRE.

De acordo com o cronograma do TSE, até o dia 17 de dezembro deste ano todas as 100 zonas do estado já estarão utilizando o sistema PJe. Além da dinamização dos processos o sistema também traz maior segurança e fluidez.

Etapas

A segunda etapa iniciará no dia 24 de setembro, com 32 zonas eleitorais que entrarão em treinamento. Já a terceira etapa, começa no dia 22 de outubro, com mais 22 zonas. A quarta e última etapa inicia no dia 17 de dezembro com as 36 ZE’s restantes.

Últimas notícias postadas

Recentes