Servidores do TRE doam material de informática para EMAÚS

A campanha de arrecadação feita pelo CCJE rendeu dezenas de equipamentos de informática que serão reutilizados por comunidades carentes

TRE-PA doações ao Emaús

Com o intuito de contribuir com a sociedade e com o meio ambiente, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) realizou uma campanha interna de arrecadação de materiais de informática para doar ao Movimento República de Emaús - instituição sem fins lucrativos que trabalha com comunidades carentes do estado.

Servidores do TRE doaram dezenas de equipamentos entre CPU, monitores, placas de vídeo, tablet, acessórios de vídeo game, estabilizadores, mouses e cabos. Todos foram entregues nesta segunda-feira (11), pela manhã, ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Emaús.

O Coordenador do CRC, Jomar de Deus e o instrutor do curso, Reginaldo Nunes, receberam as doações levadas pela equipe do TRE formada por Luciana Souza, Coordenadora da EJE, Patrícia Soares e Adam Costa do CCJE e Samuel Marinho, Secretário da SCIA.

Samuel Marinho fez a entrega oficial da doação arrecadada a partir das vendas do Livro de sua autoria “Poemas In Out Doors”, lançado no mês de janeiro, na Galeria do Centro Cultural da Justiça Eleitoral.

Na oportunidade a equipe conheceu um pouco do Espaço e do Projeto CRC que é desenvolvido com jovens da comunidade. “Nós ficamos muito satisfeitos com os materiais que chegaram, pois nos últimos meses tivemos uma baixa nas doações. Cerca de 90% dos equipamentos que chegam aqui são doados por empresas públicas”, ressaltou Jomar.

De acordo com Reginaldo Nunes, os servidores do TRE estão contribuindo não só com doações de eletrônicos, mas também cumprindo com um papel social e de preservação do meio ambiente. “Aqui no projeto, os equipamentos são consertados e cedidos para outras instituições que trabalham com a crianças e adolescentes. Então, além de promover a profissionalização e capacitação de jovens no setor de informática, também contribui para a inclusão digital de comunidades e, ainda na preservação do meio ambiente, já que este material não vai para o lixo comum”, destacou.

De acordo com o CRC, por ano, são capacitados 120 jovens. Paulo Vitor Rocha, de 21 anos, pretende chegar lá. Já foi estagiário e agora quer se dedicar mais, por isso entrou no Curso do Centro de Recondicionamento de Computadores. “Aqui a gente tem a oportunidade de praticar mesmo. A gente se depara com diversos problemas e temos que consertar. Então quando encontrar com a mesma situação no mercado de trabalho, já vamos saber o que está acontecendo”, explicou o jovem.

“Esta não é a primeira vez que o TRE do Pará entra em parceria com o Emaús e com certeza não será a última. Vamos ficar atentos às possibilidades de fazer mais doações”, disse Samuel Marinho.