Moradores de Bragança votaram e escolheram a nova imagem do Padroeiro da cidade

O TRE disponibilizou urnas eletrônicas para tornar o processo mais democrático e seguro.

TRE-PA Votação de São Benedito em Bragança

 

A população bragantina escolheu e a nova imagem de São Benedito, o padroeiro do município, foi a esculpida por Valdeci dos Santos, de 43 anos.

A eleição para escolher a imagem começou no dia 6 de julho, com a área de votação instalada no Museu da Marujada, em Bragança. Parceiro na ação, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará disponibilizou 4 urnas eletrônicas, sendo duas de contingência, para a votação popular.

A votação foi encerrada no último domingo, dia 21 de julho, às 16h, quando foram impressos os Boletins de Urnas na presença de representantes da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), do Museu da Marujada e da sociedade civil. No total foram computados 1.563 votos e a imagem vencedora obteve 752 votos.   

Lucas Cirilo, acadêmico de medicina e morador de Bragança, votou na imagem vencedora. "Ao participar dessa votação, eu senti que exerci mais a minha cidadania bragantina, pois participei de um ato histórico. Foi um momento único, que marcou a minha vida e, com certeza, será eternizado em minha memória ao olhar o novo mirante e lembrar: eu, como bragantino nato, ajudei a escolher essa nova imagem!".

Morador de Bragança, Valdeci do Santos é artesão há mais de vinte anos. Ele conta que se inspirou na imagem original do Santo Preto que fica exposta aos fiéis na tradicional igreja de São Benedito, erguida na praça do município. A imagem esculpida por ele traz o menino Jesus seno carregado no braço esquerdo, e na mão direita o santo carrega um saco que representa o primeiro milagre de São Benedito, segundo a interpretação de Valdeci. “São Benedito levava pães aos pobres, porém, ao ser abordado por guardas, ele disse que eram flores. Quando os guardas pediram para abrir o saco, os pães se transformaram em flores”, conta o artesão.

Como premiação, além do destaque e visibilidade sobre o seu trabalho, o artesão receberá oito mil reais do Governo do Estado, por meio da SECULT. “Essa foi a primeira vez que tive um trabalho meu em votação popular. Achei um processo seguro e bem organizado. Até os turistas que estavam de passagem por Bragança puderam participar. Sou muito grato a todos”, complementou Valdeci.

Secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal destacou a importância de ter o TRE como parceiro. "É uma alegria para o Governo do Pará, promover esta integração da comunidade na escolha do novo monumento, de forma tão democrática: por meio de votação em urna eletrônica."

O Governador do Estado, Helder Barbalho, também agradeceu ao Tribunal Eleitoral e demais parceiros, por meio de mensagem postada em sua conta no Twitter: “Quero agradecer a todos os envolvidos neste processo, como o TRE/PA, pela parceria com as urnas para a votação; o Teatro Museu Marujada, por ceder o espaço; os artesãos, pela dedicação, e toda a população de Bragança, que escolheu de forma democrática a imagem vencedora”.

Lia Magno, Lauriana Almeida e Pauline Souza foram as colaboradoras do TRE do Pará que deram todo o apoio logístico para que o processo de votação ocorresse de forma célere. “Como Justiça Eleitoral, o principal papel é a tradução de um resultado que, em sua maioria, represente a vontade popular em um pleito, e assim foi realizado. Toda equipe do TRE fica feliz em participar de um momento tão importante para a história de Bragança e do Pará”, declarou Lia.

A imagem escolhida agora será reproduzida em tamanho gigante, no mirante da cidade, com as obras de reforma do mirante e construção da estátua previstas para iniciar no mês de setembro.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido