Presidente do TRE do Pará abre a terceira etapa da biometria com evento em Vigia

     

tre-pa inicio 3 etapa biometria Vigia

 

O presidente do TRE do Pará, desembargador Roberto Moura esteve no município de Vigia, localizado na região conhecida como Zona do Salgado paraense, para conduzir evento de lançamento da terceira e última etapa do recadastramento biométrico nos 29 municípios do Pará que ainda não passaram pela revisão obrigatória.

Na cerimônia, além dos representantes das entidades civis e militares, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, estiveram presentes o secretário de tecnologia do TRE, Felipe Brito, servidores, além da Prefeita de Vigia, Camille Vasconcelos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Clivaldo Wander e o juiz Eleitoral, Magno Guedes Chagas.

O desembargador abriu a cerimônia destacando a importância da parceria com as instituições locais: “Esse é um evento para agradecimento. Para que isso fosse possível, necessitamos do apoio da Prefeitura e da Câmara, que nos apoiaram nas ações para execução da biometria no município. Sem a assinatura desse Convênio, que garantiu o apoio às nossas atividades em Vigia – assim como nos demais 28 municípios em que estaremos nessa terceira etapa – seria muito difícil conseguirmos executar essa operação. Nossa visita aqui é para inaugurar esse último ciclo e agradecer pessoalmente à Prefeita, à Câmara Municipal e também a todas as autoridades civis e militares que sempre estão conosco no cumprimento dessa importante missão de cidadania”.

A Prefeita de Vigia, município mais antigo do Pará, reforçou o apoio à revisão biométrica: “Nós nos colocamos à disposição para atendimento das demandas do TRE, especialmente quanto à logística necessária, e acredito que tudo está funcionando bem. Estamos acompanhando em conjunto com a equipe coordenadora do tribunal e, conforme for o andamento do processo, vamos ajustar o que for necessário”. Terceira geração de prefeitos daquele município, a Prefeita se mostrou emocionada em participar desse que é um momento histórico da cidade, já que a biometria será utilizada pela primeira vez nas eleições de 2020: “é muito gratificante a parceria que a prefeitura está tendo, e é muito emocionante participar desse momento histórico. Eu acompanho as eleições desde quando utilizávamos cédulas, depois vieram as urnas eletrônicas, e agora avançamos com a biometria, que é um verdadeiro marco no processo eleitoral. Tenho certeza que a população vigiense toda se fará presente e vamos alcançar a meta de recadastramentos proposta pelo tribunal”.

Presente na cerimônia representando todos os vereadores alegria e orgulho de poder fazer parte de toda essa articulação para que Vigia esteja no ano que vem, junto com todos os municípios do Pará, participando da primeira eleição utilizando os dados biométricos. Aqui os poderes Legislativo e Executivo estão juntos com a Justiça Eleitoral, não somente divulgando por meio de suas mídias, mas ajudando para que a população tenha plena compreensão acerca de todo o processo, por isso vamos realizar na Câmara uma audiência pública com a participação dos representantes da Justiça Eleitoral, para que possam informar e esclarecer a população vigiense que ainda esteja com alguma dúvida”.

 

Juiz Eleitoral de Vigia há 11 anos, o magistrado Magno Guedes Chagas teve especial motivo para celebrar o início dos trabalhos de implantação do recadastramento biométrico. Recentemente promovido, o evento se realizou no último dia de sua titularidade na Comarca: “é com imensa satisfação e dever cumprido que, após estar à frente de 10 eleições, incluindo primeiro e segundo turnos e um plebiscito, é com felicidade que eu deixo o município com a implantação dessa inovação, que é a biometria, que é uma evolução do processo democrático”.

Com início em 27 de junho, a terceira etapa de revisão biométrica obrigatória seguirá até final de novembro, sendo realizada nos 29 municípios paraenses que ainda não passaram pelo processo, permitindo assim que as eleições de 2020 sejam as primeiras integralmente realizadas com o uso do recurso biométrico para identificação dos eleitores.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido