TRE do Pará inicia terceira etapa do recadastramento biométrico

TRE do Pará inicia terceira etapa do recadastramento biométrico

tre-pa biometria 3

Teve início nesta quinta-feira (27) o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores de 7 dos 29 municípios paraenses que participam da terceira e última etapa da implantação da biometria no estado. Nesse primeiro momento, vez são os eleitores das cidades de Benevides, Mãe do Rio, Moju, Novo Repartimento, Porto de Moz, Tailândia e Vigia, que passam pelo processo, e são esperados mais de 220 mil eleitores cadastrados nessas cidades, de acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE).

Até o momento, o TRE do Pará já realizou o recadastramento biométrico de mais de 4,7 milhões de eleitores, o que corresponde a 86% do eleitorado paraense. A expectativa do TRE do Pará é concluir a biometria nos 144 municípios que forma o estado até novembro de 2019, possibilitando que as eleições municipais de 2020 sejam as primeiras em que todos os eleitores sejam reconhecidos pela identificação biométrica.

Secretário de tecnologia do TRE do Pará, Felipe Brito chama a atenção para as consequências para quem não fizer o recadastramento biométrico obrigatório: "o eleitor desses municípios que não fez a coleta biométrica deve procurar o Cartório Eleitoral ou posto de atendimento e fazer esse cadastro. O eleitor que não fizer isso, nos 29 municípios que estão iniciando a terceira etapa, terá o seu título cancelado e, com esse cancelamento, naturalmente ele terá o CPF cancelado, e quem tem esse documento cancelado não poderá abrir conta, se inscrever em concurso e receber benefícios sociais.”

Em toda a terceira etapa são esperados mais de 800 mil eleitores espalhados nos 29 municípios. Felipe Brito destaca que o ponto principal nesse momento é a complexidade, mesmo sendo a menor das etapas em relação à quantidade de eleitores. “essa é a menor das etapas, mas não menos complexa, porque existem vários municípios na região do arquipélago do Marajó, que exigem do tribunal uma logística diferenciada, com uso de barcos, de canoas, para que o atendimento seja levado aos eleitores ribeirinhos e não fique ninguém de fora.”

Biometria

O novo processo de cadastro eleitoral, com a identificação do eleitor por meio da impressão digital, é um método seguro e visa acabar com as fraudes na hora da votação, uma vez que a biometria é única de cada cidadão.

Para agendar o recadastramento, os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral do município ou o Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral, com documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado. Para a retirada do primeiro título, além desses documentos, os homens devem apresentar o comprovante de alistamento militar.

Serviço

Recadastramento Biométrico Obrigatório em Benevides

Período: 27/06/2019 a 13/09/2019

Local: Secretaria da Juventude - Rua da Constituinte, esquina com a Rodovia Augusto Meira Filho – Centro

Dia/Hora: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Sábado, das 8h às 14h.

Recadastramento Biométrico Obrigatório em Mãe do Rio

Período: 27/06/2019 a 23/09/2019

Local: Cartório Eleitoral – Trav. Alfredo Chaves, n 630 – Centro

Dia/Hora: segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Finais de semana e feriados, das 8h às 16h.

 

Recadastramento Biométrico Obrigatório em Moju

Período: 27/06/2019 a 13/09/2019

Local: Auditório Municipal - Avenida Marechal Castelo Branco - Centro

Dia/Hora: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados, das 8h às 12h.

 

Recadastramento Biométrico Obrigatório em Novo Repartimento

Período: 27/06/2019 a 13/09/2019

Local: Auditório da Biblioteca Municipal ‘Maria de Fátima Lima’ – Rua Bem-Te-Vi – Uirapuru

Dia/Hora: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Recadastramento Biométrico Obrigatório em Porto de Moz

Período: 27/06/2019 a 23/08/2019

Locais: Cartório Eleitoral – Rua Simpliciana Farias - Centro; e no Posto de Atendimento ‘Espaço 22 de Agosto’ – Trav. Duque de Caxias – Centro.

Dia/Hora: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Recadastramento Biométrico Obrigatório em Tailândia

Período: 27/06/2019 a 13/09/2019

Locais: Cartório Eleitoral – Av. Belém, bairro Santa Maria; e no Posto de Atendimento – Trav. São Félix (Altos da Regulação).

Dia/Hora: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Recadastramento Biométrico Obrigatório em Vigia

Período: 27/06/2019 a 13/09/2019

Locais: Cartório Eleitoral – Av. Magalhães Barata – Vila Nova

Dia/Hora: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

Últimas notícias postadas

Recentes