Servidor do TRE participa da eleição para o Parlamento Europeu

Com cidadania portuguesa, o servidor foi mesário nas eleições que escolheram os representantes de Portugal para o Parlamento Europeu.

eleições-parlamento-tre-pa

 

Durante o final de semana Portugal realizou o pleito para escolha dos 21 deputados que assumirão o Parlamento Europeu sediado em Bruxelas. A capital paraense foi uma das sedes eleitorais, do norte do Brasil, escolhida para receber os votos, no domingo, 27, dos portugueses cadastrados - natos e naturalizados - que moram em Belém. A eleição aconteceu no Consulado Português que fica localizado no bairro da Cremação.

O servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará atuante na Ouvidoria, Fabiano de Cristo Araújo de Oliveira Júnior, possui nacionalidade portuguesa e foi convocado para atuar como mesário no pleito. “É a primeira vez que trabalho em um processo eleitoral para a República de Portugal e para a União Europeia. Me sinto honrado por ter feito parte desta gigantesca eleição, que envolveu todos os 28 países que compõem o bloco, sobretudo em um momento histórico tão singular como este, no qual questões relevantíssimas, como o futuro do BREXIT (saída do Reino Unido da União Europeia), terão de ser enfrentadas pelo Parlamento Europeu”, disse o servidor.

Responsável pela coordenação de todo o processo, Maria Fernanda Pinheiro, vice-cônsul de Portugal em Belém, destacou a importância da escolha dos representantes de no Parlamento Europeu, bem como da participação dos portugueses que moram no Pará. "Este vice-consulado possui jurisdição em seis estados do norte do Brasil e temos mesas eleitoras em Manaus e São Luis, além de Belém. Para participação no pleito temos cadastrados cerca de 5.000, mas sabemos que nossa comunidade nessa região é muito maior, pois temos muito mais portugueses morando nessa região do Brasil que não estão cadastrados para votar."

Para a vice-cônsul, a participação do servidor agrega no processo. "Para participar da eleição a pessoa precisa ser portuguesa e estar cadastrado como eleitor, e o colega de que fala atende esses itens, e, além da experiência eleitoral que possui, além de ser jurista, o que ajuda bastante ao procedimento, pois consegue perceber detalhes de todo o pleito e isso ajuda bastante."

Acerca da relação entre Portugal e o Pará, Maria Fernanda diz que "é muito gratificante ver a relação tão próxima entre o Pará e Portugal, o que pode ser visto desde os símbolos, como os escudos portugueses nas bandeiras históricas da infantaria brasileira, como na presença forte de instituições como o Grêmio Literário Português e a Beneficente Portuguesa, que desenvolvem importantes atividades na capital paraense."

Em Portugal, a eleição ocorreu durante este domingo, 26, no entanto, nas unidades eleitorais fora do país o pleito ocorreu durante todo o final de semana, sendo nos períodos da manhã e tarde no sábado (25) e no período da manhã e início da tarde de domingo.

 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido