Zona Eleitoral chama atenção para a prevenção ao câncer de mama

Os servidores fizeram questão de se vestir com as cores que marcam o mês de outubro.

Os servidores fizeram questão de se vestir com as cores que marcam o mês de outubro.

Atentos ao mês em que se trabalha a conscientização e prevenção ao câncer de mama, os servidores da 43º Zona Eleitoral, localizada em Ananindeua, escolheram o dia 18 deste mês para chamar atenção para a importância de um diagnóstico precoce.

Vestindo rosa, eles alertaram os eleitores que passaram pela ZE durante todo o expediente. “Essa foi a maneira que encontramos de chamar atenção para causa. Todos os servidores vieram de rosa e também distribuímos os laços - que também são símbolos da causa – para os eleitores que passaram por aqui”, disse Socorro Almeida, servidora requisitada.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama está em segundo lugar entre os tipos que mais acometem as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Causas

Ainda de acordo com o Inca, não existe uma causa única para o câncer de mama e sim diversos agentes relacionados ao desenvolvimento da doença, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, entre outros.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama, e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.

Sintomas

O Inca também alerta para os principais sintomas da doença: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido