Prevenção do suicídio é temática de palestra no TRE do Pará

A programação foi realizada no plenário Antônio Koury e teve como palestrante Karina Okajima Fukumitsu.

A programação foi realizada no plenário Antônio Koury e teve como palestrante Karina Okajima Fuk...

 

Com o intuito de chamar atenção para o mês em que a pauta é a prevenção do suicídio – “Setembro Amarelo”, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará realizou, na tarde de sexta-feira, 27, uma palestra ministrada pela psicóloga, Karina Okajima Fukumitsu, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga; pós doutora em Psicologia e pesquisadora com ênfase nos estudos sobre processos autodestrutivos, prevenção ao suicídio, posvenção e acolhimento da vida.

Servidores, estagiários, prestadores de serviço e visitantes lotaram o plenário e fizeram questão de participar do evento. A programação foi aberta pela vice-presidente e corregedora do tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães, no exercício da presidência. “Hoje, me deparei com números assustadores no que se refere ao suicídio. A gente realmente não tem noção da realidade, por não ter acesso à informação ou até mesmo por essa questão não se fazer presente. Que este seja um momento para nós refletirmos, já que a sociedade nos impõem muitas regras, posturas e até mesmo padrões de beleza. O importante, nisso tudo, é que nós entendamos que a nossa felicidade é prioridade sempre”, disse a desembargadora.

De forma bem didática, a palestrante tratou do assunto tratou do tema de maneira leve e abrangente, com exemplos vividos empiricamente por ela, desde os seus 10 anos de idade, quando teve que lidar com tentativas de suicídio da sua mãe. “Depois de superar tantos problemas, hoje me denomino como: educadora dos pés descalços. E, dessa forma, eu passo a reverenciar a vida, reverenciando a possibilidade de estar aqui, viva, como cada um que aqui se faz presente. Espero que, ao final da palestra, todos tenham uma visão diferente de seus problemas. Afinal, o suicídio é uma ação definitiva para um problema que é temporário”, falou a palestrante que se apresenta descalça com o intuito de sentir a energia.

A estudante do curso de administração e estagiária do tribunal, Bianca Santos, participou da palestra e ressaltou a importância de inciativas como esta que ajudam a esclarecer dúvidas no próprio ambiente de trabalho. “A palestra foi muito boa e interessante. A palestrante soube realizar uma boa abordagem e conseguiu entreter todos que estavam presentes. ”

Dados gerais

A organização Mundial da Saúde (OMS), ressalta que a prevenção é fundamental para reverter pensamentos suicidas, e pode evitar nove em cada dez tentativas. Os dados são assustadores. Atualmente, 32 brasileiros cometem suicídio diariamente e, a cada 40 segundos, uma pessoa no mundo desiste da própria vida, o que gera aproximadamente 1 milhão de mortes por ano. Ainda de acordo com os especialistas, o número de tentativas supera o de suicídio em pelo menos dez vezes.

 

Dados da justiça

De acordo com levantamento emitido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), em 2017 os transtornos mentais e de comportamento formaram o quarto grupo de doenças que mais ausentaram servidores do judiciário naquele ano, com 17.826 ocorrências.

Prevenção

Buscar ajuda de um profissional da saúde, como um psicólogo ou psiquiatra, é o primeiro passo para lutar contra a doença. A OMS também alerta para observação de ações comportamentais como: isolamento, descuido com aparência, alteração no sono e no apetite e falta de interesse por atividades já antes praticadas, podem ser sinais de que se precisa de ajuda.

Ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV), garante apoio emocional e prevenção do suicídio atendendo, de forma gratuita, todos aqueles que buscam atendimento e garante total sigilo.

A ajuda pode ser solicitada de várias formas. Por meio de chat, disponibilizado em seu site, email ou ligando para 188. O atendimento também pode ser realizado de forma presencial. Em Belém, a sede fica localizada na rua Sen. Manoel Barata, n° 718, de segunda a sexta disponível 24h, já sábado e domingo de 8 às 13h.

 

 

Texto: Mila Amaral

Foto: Mila Amaral

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido