TRE Pará promove Webinário para discutir o tema “Intimações nos Feitos Eleitorais”

Coordenado pela Corregedoria Regional, o evento contou com a participação de quase 200 servidores de todo o estado.

Coordenado pela Corregedoria Regional, o evento contou com a participação de quase 200 servidore...

No último dia 24, o TRE do Pará realizou Webinário sobre “Intimações nos feitos eleitorais”, reunindo virtualmente cerca de 200 servidores atuantes em Zonas Eleitorais de todo o estado do Pará, além de muitos que atuam na Sede. O evento foi coordenado e realizado pela Corregedoria Eleitoral, em parceria com a Secretaria Judiciária e a Secretaria de Tecnologia da Informação.

Participante do evento, Henry José Pereira Matias é chefe do Cartório da 105ª Zona Eleitoral (Juruti), no oeste do Pará, e foi um dos servidores que aprovou a iniciativa. Para ele, o evento proporcionou aperfeiçoamento das comunicações processuais por meio do mural eletrônico. “O mural eletrônico é o meio mais célere e eficaz para citações, intimações e notificações dos partidos e candidatos no período das eleições. Foi possível tirar as dúvidas, já que é a primeira vez que as zonas eleitorais do interior vão utilizar o mural eletrônico, então foram muitas dúvidas sanadas com a realização do evento”, observa.

Ele acrescenta ainda que, com a participação no Webinário a equipe do cartório eleitoral sai mais capacitada e segura para atuar no pleito municipal deste ano. “Este formato foi excelente para o período de pandemia que estamos vivendo, em que não é possível o deslocamento dos servidores. Acredito que essa tecnologia veio para ficar, e, após este período, muitas capacitações serão feitas por webinário. É fundamental que os servidores continuem se aprimorando para as eleições de 2020, por esse motivo eu espero que novos cursos por meio de webinário sejam oferecidos aos servidores”, comemora Matias.

Vice-presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães afirma que o webinário sobre intimações nos processos judiciais e procedimentos administrativos eleitorais, ministrado por servidores da Corregedoria e da Secretaria Judiciária, surgiu após constatação da necessidade de aprimoramento no uso prático do PJE e do DJ.

A desembargadora observa o atual momento que a sociedade vive com novos serviços e conhecimentos. “Acredito que o momento vivenciado pela humanidade proporciona a busca de qualificação para uso da tecnologia em favor do serviço público, pois estamos percebendo quebras de paradigmas, sem, contudo, esquecer a realidade no Pará, com cidadãos ainda sem acesso ao mundo virtual”.

A corregedora Eleitoral, Luzia Nadja Nascimento conclui que as distâncias continentais do Estado do Pará podem ser minimizadas por instrumentos tecnológicos. “A videoconferência como forma de interação de ideias e conhecimento é uma das alternativas para aproximar a todos. A Justiça Eleitoral sempre se destacou como antenada com as demandas da sociedade atual, disponibilizando ao eleitor acesso rápido e facilitado a todos os seus serviços”.

Em sua fala de abertura do evento, o presidente do TRE do Pará, desembargador Roberto Moura, destacou a dedicação dos servidores do TRE para viabilizar o evento e o funcionamento do tribunal em tempos de desafio como os de agora. É com satisfação que realizamos a abertura do primeiro webinário promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, uma ação implementada pela Corregedoria Regional com a competência que lhe é peculiar. Nesse tempo em que o normal é dizer que estamos vivendo o "novo normal", e parabenizo todos os envolvidos pela forma ágil com que essa instituição rapidamente respondeu à necessidade de adaptações, quando fomos instados a isso, a partir da necessidade de distanciamento social como medida de prevenção à contaminação pela COVID-19”.

Participaram do Webinário “Intimações nos feitos eleitorais como palestrantes: Mayra Cavalcante e Silva e Marcelo Sodré, que atuam na Corregedoria Regional Eleitoral do Pará; Vespasiano José Rubim Naeto e Rosiane dos Santos Martinelli, da Secretaria Judiciária do TRE Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido