Tribunal Regional Eleitoral do Pará promoverá debate sobre mulheres na política

Entre março e abril, evento será realizado nas cidades de Belém, Marabá e Santarém.

No mês de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará inicia uma programação com o tema “Eu, mulher: participação, política e sociedade”, voltada para o incentivo à participação feminina na política.

Realizada em dois momentos, a programação é voltada para os dirigentes partidários e para a sociedade em geral. A primeira ação será realizada na próxima sexta-feira, 13 de março, a partir de nove horas da manhã, no prédio sede do TRE Pará, no bairro da Campina.

Segundo a presidente da Comissão de Incentivo à Participação Feminina no âmbito do TRE/PA, a juíza Luzimara Moura, o objetivo do TRE PARÁ é levar todo esse conhecimento para mulheres que residem por todo Pará. “Queremos atualizar a todas as mulheres sobre o exercício de seus direitos e de sua força na política!”, enfatiza.

A juíza, que integra o Plenário do TRE do Pará, acrescenta que intenção do tribunal é ampliar o alcance da informação sobre um assunto tão fundamental para a sociedade, almejando o incentivo da participação feminina nos cargos de decisão e poder.

“Esta é a nossa primeira ação, foi a convite de nosso Presidente, desembargador Roberto Moura e de nossa Vice-presidente e Corregedora, desembargadora Luzia Nadja, a realização deste grande evento, que também realizaremos em mais duas cidades polos, Marabá e Santarém, que tenho certeza contarão com ampla participação dos diretórios partidários e da população local”, pontua.

Participação Feminina -  O ano de 2020 será marcado pelas eleições municipais que serão realizadas em outubro e como resolução do Tribunal Superior Eleitoral, todos os partidos políticos devem ter uma cota mínima de 30% para candidatas do sexo feminino. “Sim, os partidos políticos têm o dever de obedecer às normas quanto ao limite da cota feminina, com a máxima atenção, no sentido de atender com igualdade de oportunidades às candidaturas das mulheres, e é importante ressaltar a importância dessa participação, porque toda a sociedade ganha com isso”, observa a juíza Luzimara Moura.

13 de março – A programação do TRE Pará inicia às 9h com a palestra “Dizer o Direito”, ministrada por representantes da Justiça Eleitoral e voltada, em especial, aos responsáveis pelos diretórios partidários, e aberta à sociedade em geral.

No horário da tarde, a partir de 13 horas, haverá um debate intitulado “Mulheres na política. Elas podem, o país precisa”, que contará com a participação da professora da Universidade Federal do Pará, Zélia Amador; da jornalista Adelaide Oliveira e da advogada e professora universitária, Juliana Freitas.

A advogada Juliana Freitas parabeniza a iniciativa da Justiça Eleitoral e afirma que é fundamental o engajamento das instituições e a democratização dos espaços para permitir “que reflitamos, juntas, sobre a atuação da mulher na política e o seu papel fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Sem sombra de dúvidas, uma vez mais, o TRE/Pa desempenha um papel fulcral de se aproximar da sociedade civil nessa construção da cidadania e efetivação da democracia no nosso Estado”, comemora.

A juíza Luzimara Moura explica que o evento foi pensado e realizado com muito carinho pela Comissão. “Gostaria de convidar o público em geral, em especial os dirigentes de partidos políticos e seus assessores jurídicos, assim como todas as mulheres dessas localidades a se fazerem presentes nesses eventos promovidos pelo TRE”, finaliza.

O evento tem entrada franca e acontece na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará em Belém, na rua João Diogo, nº288, bairro da Campina.

Estão programadas para os dias 03 de abril, em Marabá, e dia 17 de abril, em Santarém.