Campanha se liga 16

Banner campanha se liga 16: A partir dos 16 anos você decide o futuro da nação. Tire seu título ...

Uma aula de cidadania, democracia e responsabilidade social aos adolescentes de 16 a 18 anos incompletos.

 

Princípio da campanha

Esta campanha faz parte do Programa Eleitor do Futuro, que tem por finalidade a inclusão social e política de adolescentes, proporcionando o esclarecimento sobre a importância do voto para esta parcela da sociedade que, em breve, adquirirá a condição de cidadão apto a exercer seu direito oficial de escolha.

 

Objetivo

Incentivar jovens e estudantes na faixa etária entre 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos a tirarem seu Título de Eleitor, de maneira consciente. Assim, poderão influenciar diretamente, através de seu voto, a vida política de seu Município, Estado e do Brasil.

 

Abrangência e Público

A Campanha foi desenvolvida pelo TRE – PARÁ e visa atender os futuros jovens eleitores em todo o Estado.

Temos como público estudantes e adolescentes, futuros eleitores, a partir de 16 anos ou que, por ventura, venham a completar tal idade até o pleito eleitoral que este ano realizar-se-á no dia 03 de outubro (primeiro turno) e em 31 de outubro de 2010 (segundo turno, nos casos necessários).

 

Principais características

A Campanha Se Liga 16 foi lançada de forma pioneira pelo ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, Ministro Ilmar Galvão, em parceria com a União Nacional dos Estudantes - UNE, 10 (dez) anos após a promulgação da atual Carta Magna, face à necessidade daquele Superior Tribunal em adotar uma atitude em relação ao pouco interesse dos jovens quanto ao alistamento eleitoral e, conseqüentemente, quanto ao exercício de seu mais amplo direito de cidadania – o voto, direito concedido pela Constituição Federal de 1988, através da Emenda Hermes Zanetti.

 

Principais atividades

  • Alistamento Eleitoral de jovens;
  • Oportunidade de conhecer de perto a Urna Eletrônica;
  • Orientação sobre a seqüência de votação a ser seguida nas Eleições 2010;
  • Esclarecimento de dúvidas quanto à competência de cada cargo, propaganda e crimes eleitorais e, até mesmo, sobre os critérios que devemos utilizar para escolhermos conscientemente nossos representantes políticos.

 

Cronograma de Execução

A Campanha foi lançada no dia 16-04-2010 e o prazo final para a inscrição de novos eleitores terminou no dia 05 de maio de 2010, em razão de ocorrer este ano o pleito eleitoral.

 

Resultados Alcançados

A execução das atividades do programa em 14 escolas, apenas na capital do Pará, totalizando aproximadamente 2.000 Alistamentos Eleitorais realizados de alunos na faixa etária de 16 a 18 anos incompletos, além do público indiretamente alcançados pelo programa, possibilitando assim o esclarecimento a cerca das noções sobre o exercício da democracia e consciência cidadã.

 

Equipe envolvida

  • TRE- PARÁ , por meio da Escola Judiciária Eleitoral-EJE;
  • Zonas Eleitorais da Capital;
  • Zonas Eleitorais do Interior.

 

Participantes

Escolas públicas e privadas do Estado do Pará.

 

Disque eleitor

  • Telefone: 0800 096 0001 (chamadas originadas apenas de telefone fixo)
  • Telefone: (91) 3276-0023 (chamadas originadas de telefone celular e fixo)

Horário: 8h às 14h (segunda a sexta-feira)