Banner sobre o Programa Nacional Eleitor do Futuro.

Eleitor do Futuro

O Programa

O Projeto Eleitor do Futuro foi concebido pelo então Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral – TSE e implementado já como Programa por alguns TRE's, dentre estes, o do Pará, tornando-se Programa Nacional Eleitor do Futuro.

 

Princípio - Responsabilidade Social

Reafirmar o compromisso da Justiça Eleitoral com a democratização das discussões políticas e com a participação cidadã de crianças, adolescentes e jovens no processo político, buscando possibilitar meios que garantam independência e liberdade de consciência para uma formação crítica, em um universo no qual a cidadania e a ética são princípios fundamentais.

 

Objetivo

Incentivar a formação política de crianças, adolescentes e jovens na busca de soluções para os problemas de sua comunidade, informando acerca dos direitos, deveres e garantias do cidadão, com ênfase na Constituição Federal, Constituição Estadual e Estatuto do Idoso e do Adolescente, para uma efetiva inclusão social, fortalecendo, assim, a democracia, por meio da Educação.

 

Público

Crianças, adolescentes e jovens. 

 

Atividades

Divulgação de cartilhas, constituições e estatutos;

Eleições simuladas, com a utilização da urna eletrônica;

Palestras envolvendo: Cidadania, Democracia, Política, Direitos Humanos e Ética;

Visitação a escolas, universidades, centros sociais, associações e comunidade em geral. 

 

Interiorização do Programa

Constitui-se em ação de interiorização do Programa com a parceria dos Cartórios Eleitorais e demais entidades da sociedade civil organizada do Interior do Estado, com a finalidade de que sejam contempladas as áreas mais longínquas do Pará, com ênfase nos municípios com os piores indicadores sócio educacionais.

 

Resultados Esperados

Crianças, adolescentes e jovens do Pará mais conscientes sobre a importância da participação política enquanto mecanismo de transformação social e de efetivação da cidadania;

Cidadãos mais críticos e atuantes socialmente;

Interação entre a Justiça Eleitoral e a sociedade.

 

Abrangência

Capital e Interior do Estado + a inclusão em outras ações sociais.

 

 

Baixe a Resolução 3.489, de 07.10.2003 (Formato PDF)

 


Ações Realizadas

Veja as ações realizadas em 2012 referentes ao programa Eleitor do Futuro.

Gestor Responsável: Tribunal Regional Eleitoral - PA +