Gestão de Riscos

Um grande desafio para a governança nas organizações públicas é prestar o serviço de interesse público da melhor maneira possível, equilibrando riscos e benefícios. E o instrumento de governança para lidar com esse desafio é a gestão de riscos, componente relevante de controle e accountability , mecanismos do sistema de governança, que englobam, entre outras coisas, os controles internos e a atividade de auditoria interna. Trata-se de um processo de gestão estratégica considerado fundamental para lidar com as incertezas (desafios ou oportunidades) que rondam os objetivos organizacionais.

No âmbito do TRE/Pará, o sistema de Governança e Gestão do órgão compreende o conjunto de práticas gerenciais, instâncias e planos institucionais, voltados para a obtenção de resultados e a gestão de riscos, com base no estabelecimento, na execução e no acompanhamento de objetivos, indicadores, metas e iniciativas que impulsionem o cumprimento da missão institucional e o alcance da visão de futuro da Justiça Eleitoral do Pará, de modo a viabilizar a melhoria contínua (art. 5º, Resolução TRE/Pará nº 5.415/2017).

Destacamos algumas iniciativas relacionadas a Gestão de Riscos no âmbito do TRE/Pará:

As consultorias em Gestão de Riscos realizadas pela SCIA/COAG/SAG/SAC podem ser acessadas por meio do endereço: http://www.tre-pa.jus.br/o-tre/governanca-institucional/relatorios/auditoria-interna , na Aba "Relatórios de Auditoria - Consultorias em Gestão de Riscos".