Agentes da Segurança Institucional e da Seção de Transportes do TRE Pará participam de curso de reciclagem

Realizada em parceria com os TREs do Amazonas e de Roraima, a programação inclui atividades teóricas e práticas.

Agentes da Segurança Institucional e da Seção de Transportes do TRE Pará participam de curso de ...
Foto: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

Como parte dos chamados Treinamentos Estratégicos, os agentes de segurança do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e alguns condutores da Seção de Transporte (Setra) do TRE do Pará participaram na manhã da quinta-feira, 18, do treinamento de direção ofensiva e defensiva, no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará, no bairro Mangueirão, em Belém.

A programação é em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais do Amazonas e de Roraima e está sendo realizada nas etapas teórica e prática, incluindo atividades com armas de fogo e avaliação psicológica, voltadas para obtenção do porte institucional de arma de fogo, e a aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF), com carga horária de 30 horas mais 2 horas voltadas para o TAF atendendo ao Programa de Reciclagem Anual dos Agentes da Polícia Judicial, nos termos da Lei nº 11.416/2006 e da Resolução TSE nº 22.595/2007.

O conteúdo programático do treinamento abrange as áreas de defesa pessoal; segurança de eventos e autoridades; direção veicular ofensiva e defensiva; inteligência e contrainteligência e armamento e tiro. 

A mediação é do ex-sargento do Exército Brasileiro, Paulo César Trigueiro. Com vasta experiência na área de segurança pública e privada, o instrutor explica o objetivo das atividades.

"O fato de o agente de segurança agora ser policial judicial, aumenta a responsabilidade e a necessidade do operador buscar mais treinamento e fazer com que as pessoas cultivem o que chamamos 'cultura de segurança'. Hoje estamos trabalhando a direção defensiva e evasiva, que é bem voltada à atividade deles no sentido da proteção de pessoas, pois, como os agentes estão constantemente no trânsito, às vezes se deparam com situações complicadas e precisam ter o reflexo condicionado para saírem dessas situações negativas com excelência”, ponderou Trigueiro, que é credenciado pelo Departamento de Polícia Federal com atuação junto à Embaixada dos EUA e consulados americanos. 

Wesley Muniz, condutor terceirizado da Setra é um dos participantes e falou sobre o conhecimento que está adquirindo com os dias de formação."Esse treinamento é muito importante para o nosso dia a dia porque atrás desse volante cada dia é uma experiência e aprendizado. Estamos pegando mais ensinamentos, pois precisamos dirigir com segurança e atenção, por nós e pelos outros", declarou.

"O treinamento é para melhor qualificar nosso trabalho e prestar um serviço de mais qualidade às autoridades e às unidades do Tribunal", afirma Jorge Monteiro, agente de segurança do Tribunal. Ainda segundo o agente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exige mais qualidade do trabalho, o que também requer mais preparo.

Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

icone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Icone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido