TRE do Pará inaugura exposição “Memórias Políticas de Santarém” em dois espaços distintos

A mostra, que conta a história politica da cidade, pode ser visitada no Fórum Eleitoral de forma permanente e no Centro Cultural João Fona, onde ficará por dez dias com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A mostra, que conta a história politica da cidade, pode ser visitada no Fórum Eleitoral de forma...

O TRE do Pará presentou os santarenos com a exposição “Memórias Políticas de Santarém”, que por meio de fotografias, painéis e vídeos conta a um pouco da história e da formação política do município de Santarém, no oeste paraense. A mostra é composta por cerca de 70 peças e pode ser vista de forma permanente no hall do Fórum Eleitoral Desembargador Manoel Cacella Alves, aberta na última segunda-feira (11), com a presença do ministro do TSE, Carlos Bastide Horbach. Ontem (12), foi a vez do Centro Cultural João Fona inaugurar a mostra que ficará aberta à visitação no local durante dez dias, sempre das 8h às 18h. A exposição foi doada pelo TRE ao município.

A mostra é comemorativa dos 90 anos da Justiça Eleitoral no Brasil, celebrados em fevereiro deste ano, e dos 77 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral no Pará, completados em junho passado. Além disso, faz parte de um projeto da gestão atual do TRE do Pará que pretende resgatar a história política dos municípios paraenses. “Estamos começando por Santarém que é uma cidade com uma cultura muito rica e que conserva o hábito de preservar as suas memórias”, ressaltou a desembargadora durante a abertura, no Fórum Eleitoral.

O ministro do TSE, Carlos Bastide Horbach, destacou a importância da mostra, não apenas para o município, mas para todo o país. “Essa exposição fala por si só e devo dizer que ela poderia se chamar Memórias Políticas do Brasil, porque conta não apenas a história política deste município, mas de todo o país, pois o que aconteceu aqui se replica para outras cidades do Brasil”, disse.

Durante a abertura da exposição no Centro João Fona, a desembargadora reforçou mais uma vez diante dos convidados a importância de valorizar a história política de uma cidade e anunciou que a mostra foi doada ao município.

A exposição é resultado de uma pesquisa histórica feita por várias mãos. “Servidores, historiadores e estagiários do Centro Cultural da Justiça Eleitoral pesquisaram em jornais e livros do Centur, Biblioteca Nacional, Tribunal Superior Eleitoral, livros e blogs de autores locais de Santarém, como o Padre Sidney e o Instituto Cultural Boanerges Sena. Também foram utilizadas fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santarém e do TRE do Pará”, destacou a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará, Elaine Santana.

Nos dois espaços, a abertura contou com a apresentação musical do Grupo Regional Mocorongo, formado pela cantora Marcelle Almeida e pelo pianista Andresson Dourado. Os convidados também puderam contemplar o trabalho do artesão santareno Elson Oliveira que produziu peças em cerâmica diante do público de forma totalmente artesanal, usando argila.

Entre as autoridades presentes no lançamento da exposição no Fórum Eleitoral estavam os membros da Corte do TRE do Pará; o prefeito da cidade, Francisco Nélio; o diretor do Fórum, juiz eleitoral Flávio Lauande; o juiz Diogo Santana; o presidente da Subseção da OAB Santarém, Ítalo Melo; o presidente da Câmara dos Vereados de Santarém, Ronan Júnior; o capitão de Corveta Luiz Silva e o padre Sidney Canto, um dos parceiros da exposição, entre outros.

Já na vernissage no Centro Cultural João Fona estavam presentes, entre outros, o juiz eleitoral e membro do TRE do Pará, Edmar Pereira; o juiz eleitoral substituto José Airton Portela; o juiz eleitoral substituto Marcus Alan; o juiz eleitoral Roberto Júnior; a procuradora Paula Piazza (que na cerimônia representou o prefeito da cidade); o vereador Erasmo Maia; o comandante do CPR1, coronel Aldemar Maués; o secretário de Cultura, Luiz Figueira e o padre Sidney Canto,

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Foto: Ascom TRE do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido