TRE do Pará realizou cerimônia de formatura da segunda turma da Escola de Formação Política

As 47 alunas e alunos da Escola de Formação Política do TRE do Pará participaram na tarde da sexta-feira (24), de maneira presencial e remota, da cerimônia de formatura realizada no Plenário Antônio Koury, na sede do Tribunal.

TRE do Pará realizou cerimônia de formatura da segunda turma da Escola de Formação Política.

Na mesa de cerimônia, estavam a presidente do TRE do Pará e diretora da Escola Judiciária Eleitoral, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento. A presidente também é idealizadora do projeto da Escola de Formação Política.

Presentes ainda o diretor-geral em exercício, Roberto Lopes Rocha, e o diretor do Centro de Internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor da Escola de Formação Política, William Gaia.

A escola tem o objetivo de proporcionar o conhecimento político, bem como promover o desenvolvimento de habilidades e atitudes interpessoais essenciais à liderança cidadã com ampliação do entendimento para a participação na sociedade e o fortalecimento da democracia.

Ao todo, foram 21 aulas com carga horária de 42h, mais 6h de oficina e três avaliações.

Solenidade


Composta a mesa, as alunas e os alunos foram recebidos no plenário e foi exibido um vídeo com depoimentos das (os) formandas (os) da escola sobre o encerramento do curso.

Para homenagear a turma, a chefe de Gabinete da Presidência, Patrícia Saboya, no canto, e o chefe da Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD), Rodrigo Valdez, ao teclado, executaram as canções "Flor do Destino" (Vittal Lima) e "Uirapuru" (Waldemar Henrique).

Em nome da turma, a aluna Cleide Marina Corrêa, residente no município de Marabá, proferiu um discurso emocionado falando das motivações que a levaram a ingressar na turma e sobre as oportunidades de aprendizado.

"Espero que este curso tenha nos transformado em cidadãos conscientes dos nossos deveres e direitos. A educação é o nosso passaporte para o futuro. Saio deste curso com conhecimento ampliado sobre política e deixo clara a minha confiança na Justiça Eleitoral, na democracia e nas urnas eletrônicas", enfatizou.

O professor William Gaia parabenizou, em especial, à desembargadora-presidente pela iniciativa da escola. "Política não é eleição, mas elas são indissociáveis. Como representante dos professores do curso, digo que a educação tem o poder de nos libertar de uma série de amarras. Nosso papel é o campo do diálogo, da retórica e não da violência. Desejo grande sucesso a todos", expressou.

Após a entrega dos certificados, a desembargadora-presidente, Luzia Nadja Guimarães Nascimento, discursou à turma e destacou a satisfação pelo momento.

"Eu festejo esse momento, pois por meio do conhecimento se consegue tudo e, só assim, - numa palavra que atualmente é muito usada, sobretudo por nós mulheres- nos 'empoderar'. Vocês são agentes multiplicadores porque agora têm este conhecimento. Quando nós pensamos na Escola de Formação, nós pensamos na pluralidade de ideias e em assumir com a sociedade o nosso papel como instituição pública, que também é de levar conhecimento às pessoas", afirmou a presidente.

"Muito obrigado por terem aceitado o desafio que a Justiça Eleitoral lhes propôs de agirem como multiplicadores do conhecimento", finalizou.

A mestre de cerimônias da solenidade e coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Elaine Santana Machado, também parabenizou as formandas e os formandos. "Meu coração se enche de alegria e agradeço à desembargadora-presidente por idealizar este projeto e por toda a confiança na EJE para a realização da Escola de Formação Política", concluiu.

A transmissão da cerimônia está disponível no canal oficial do TRE do Pará, no YouTube. Para rever, acesse o link aqui.


Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Foto: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido