Parceria do TRE com a Concaves auxilia na coleta de materiais recicláveis durante as eleições

Ação visa garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos produzidos em locais de votação com grande fluxo de eleitores.

Ação visa garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos produzidos em locais de vot...

Uma iniciativa conjunta entre o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio de seu Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (NSA) e a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves), localizada no bairro da Condor, em Belém, resultou na coleta de mais de meia tonelada de materiais recicláveis. A ação batizada de Sustentabilidade nas Eleições Gerais 2022, ocorreu durante o 1º e o 2º Turnos, nos dias 2 e 30 de outubro, em seis pontos de votação da capital paraense.

A Concaves reúne cerca de 40 catadores, que tiram o sustento deles e de suas famílias desse trabalho. A cooperativa atua principalmente nos bairros da Terra Firme, Nazaré, Batista Campos, Umarizal, Reduto e Cremação, Jurunas, parte do Guamá e São Brás.

De acordo com informações repassadas pelo NSA, a ação visa “garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos produzidos em locais de votação com grande fluxo de eleitores”. O projeto contribuiu ainda para uma cidade mais limpa, no 1º e 2º turnos das Eleições, com o recolhimento de material reciclável, como papelões, panfletos, adesivos, embalagens de alimentos e bebidas. “Recolhemos 620 quilos de papel e papelão e 42 quilos de plásticos nessa ação com o TRE”, informou a presidente da Cooperativa, Débora Baia.


A Concaves montou posto de coleta seletiva nas escolas definidas pelo TRE do Pará e fez rota para recolhimento de material em outros locais de grande movimentação de eleitores. A iniciativa, além de diminuir o impacto ambiental, tem como objetivo ainda contribuir para o incremento da renda dos catadores de materiais recicláveis.

A ação ocorreu nos seguintes locais de votação: Escola Estadual de Ensino Médio Paes de Carvalho, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Camilo Salgado, Escola Estadual de Ensino Fundamental Placídia Cardoso, Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Daniel Samarat, Escola Estadual de Ensino Médio Governador Alexandre Zacharias de Assumpção e Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA (NPI).

Texto: Alexandra Cavalcanti (Ascom TRE do Pará)

Arte: Leonardo Moraes (Ascom TRE do Pará)

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido