Escola Judiciária Eleitoral realiza primeira ação do Projeto Eleitor do Futuro de 2023

Executado em todo o país, o projeto incentiva a consciência cidadã nas crianças, adolescentes e jovens e proporciona um contato mais próximo entre as (os) futuras (os) eleitoras (es) e as urnas eletrônicas.

Escola Judiciária Eleitoral realiza primeira ação do Projeto Eleitor do Futuro de 2023.

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE do Pará esteve na manhã da sexta-feira (24/02) promovendo as ações de cidadania do Projeto Nacional Eleitor do Futuro no Centro de Educação Montessoriana do Pará (Cemp), instituição localizada no bairro de Nazaré, em Belém.

A primeira ação do projeto no ano de 2023 teve o objetivo de organizar a votação para eleger a nova coordenação do Clube de Leitura da Biblioteca Água Marinha. Participaram da atividade as (os) mais de 300 alunas e alunos das turmas de 2° ao 5° ano dos turnos da manhã e tarde.

A equipe da EJE formada pelo chefe da Seção de Capacitação, Cidadania, Biblioteca e Pesquisa (SCBP), Valdízio Netto, a colaboradora terceirizada, Lorena Borges e a estagiária Josilene Rocha orientou as (os) alunas (os) a votarem nas duas urnas eletrônicas instaladas para a votação e distribuiu o kit Eleitor do Futuro com a camisa e a revista do projeto.

Valdízio explica que as ações do Eleitor do Futuro "são realizadas em escolas públicas e particulares com o objetivo de levar cidadania a todos os cantos do nosso estado e aproximar a Justiça Eleitoral da nossa população", diz.

Para a bibliotecária Ana Sandim, que é responsável pelo Clube da Leitura do Cemp com a também bibliotecária, Clívia Raiol, a colaboração do TRE do Pará é essencial, pois possibilita trabalhar com os conceitos relacionados ao processo eleitoral e despertar nas crianças e adolescentes a consciência cidadã.

"Essa parceria com a Escola Judiciária Eleitoral já acontece há alguns anos e é fundamental pra passarmos conhecimentos significativos para a formação de futuros eleitores, pois é uma oportunidade de mostrar aos alunos, na prática, o processo de uma eleição desde a campanha até o resultado final. Dessa forma, podemos trabalhar os temas de cidadania, voto e corrupção", ressalta.

Ainda de acordo com as educadoras, o projeto incentiva o hábito da leitura na escola a partir de dicas de livros para sala de aula e a realização de reuniões mensais para leitura em grupo. As (os) alunas (os) eleitas (os) para o clube vão auxiliar as bibliotecárias no Cantinho da Leitura e fazer o repasse de informações entre a biblioteca, a sala de aula e as famílias.

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, também são realizadas pequenas vendas de materiais de papelaria entre as alunas e os alunos para angariar fundos e garantir a compra de livros que não estejam no acervo da escola.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Foto: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido